O Vitrine Lab é um curso de capacitação focado na comercialização e distribuição de filmes direcionado a profissionais e estudantes do mercado audiovisual. A terceira edição do Vitrine Lab será paga e terá como estrutura um plano instrucional de doze aulas modulares, com duas horas de duração cada, totalizando mais de 20 horas de conteúdo exclusivo.

O ponto de partida para construção das aulas será a exposição dialogada conduzida por profissionais especialistas que compartilharão com a turma suas vivências e conhecimentos sobre as respectivas áreas de atuação. Em um formato à distância, as aulas acontecerão ao longo de quatro semanas entre os meses de junho e julho de 2022, por meio de videoconferências. Desse modo, durante todo o curso, os participantes poderão ter voz ativa para trazer suas próprias vivências e dúvidas.  O conteúdo apresentado contemplará estudos de casos, experiências adquiridas, cotidiano de trabalho e reflexões sobre o passado vs. futuro do mercado. 

CRONOGRAMA DE AULAS

Saiba mais sobre o conteúdo

Inscrições Encerradas

Entre 13/05 e 13/06

Conheça o corpo docente da 3ª edição:

  • Felipe Lopes

    Mestre em Cinema pela UFF e com especialização em Gestão Empresarial e Marketing pela ESPM, Felipe Lopes atua há mais de dez anos no mercado audiovisual, passando pelas áreas de produção, distribuição, festivais e gestão pública. Atualmente é sócio-diretor da Vitrine Filmes e também presidente da ANDAI - Associação Nacional dos Distribuidores do Audiovisual Independente.

  • Talita Arruda

    Talita Arruda é distribuidora, pesquisadora e curadora. Apaixonada por aprender e trocar conhecimentos sobre democratização do acesso, práticas curatoriais emancipatórias e estratégias de comunicação com os públicos. Atua pela Fistaile, empresa de consultoria de distribuição, curadoria e desenho de audiência.

  • Bernardo Lessa

    Graduado com láurea em Cinema (UFPE) e com pós-graduação em Gestão de Negócios (FAAP), já trabalhou nas áreas de produção, distribuição e exibição. Passou pelo Canal Futura, Cinema da Fundação e atuou diretamente nas políticas públicas culturais. Atualmente é Coordenador de Negócios na Vitrine Filmes e um dos idealizadores do Vitrine Lab.

  • Elaine Vegnaduzzi

    Graduada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e cursando pós-graduação em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado, no Senac, atuo no mercado audiovisual desde 2018 quando iniciei na ETC Filmes, laboratório de pós-produção, como Coordenadora de Atendimento ao Cliente, responsável por uma vasta cartela de clientes, entre distribuidoras e produtoras audiovisuais. Ingressei na Vitrine Filmes em 2019, como assistente de programação, assumindo a Coordenação do departamento em março de 2022.

  • Elzie Barbosa

    Formada em Relações Públicas pela FCL e pós-graduada em Gestão de Comunicação e Marketing pela USP, está há 8 anos no mercado de entretenimento como planner de marketing. Em sua carreira já passou pela Imovision, Paris Filmes e California Filmes. Hoje é gerente de marketing da Vitrine Filmes.

  • Maiara Sipoli

    Maiara Sipoli é designer multidisciplinar com skills em design gráfico, social media e motion graphics. Atua há 9 anos no mercado de cinema e publicidade, formada em Produção Audiovisual (Etec Jornalista Roberto Marinho), Design Gráfico (Méliès Faculdade Criativa) e Pós-Graduada em UX Design (Universidade Anhembi Morumbi). Atualmente coordena a área de criação da Vitrine Filmes. Seu trabalho autoral é com arte de colagem, digital e manual. Para conhecer mais: www.maiarasipoli.com.

  • Claúdia Belém

    Cláudia Belém trabalha com assessoria de imprensa para artes e entretenimento desde 2000. Hoje, lidera a Agência de Comunicação Atômica. Responsável pela RP de grandes projetos, instituições e marcas como Walt Disney, Paramount, Museu Nacional de Belas Artes, Orquestra Sinfônica Brasileira, Canal Viva, GNT, HBO, Sony Music, Globo Filmes e Cinemark. Formada em Jornalismo pela UFRJ, mestranda em Engenharia de Produção (Coppe/UFRJ) e pesquisadora associada dos Laboratórios de Tecnologias, Diálogos e Sites (LTDS).

  • Heitor Machado

    Heitor é Bacharel em Cinema pela UNESA (2011), especialista em Produção Executiva e Gestão de Televisão pela FAAP (2014) e Mestre (2016) e Doutor (2021) em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Além de atuar com ensino, pesquisa e extensão, com diferentes artigos e capítulos de livros publicados sobre narrativas ficcionais seriadas, televisão e mídia-educação, é também analista de estratégia de mídias digitais na Vitrine Filmes.

  • Delles Sassi

    Graduada em Cinema e Audiovisual pela AESO Barros Melo (2019). Durante o curso, foi estagiária no site de crítica especializada Cinema Escrito (2018-2019), e também teve um artigo científico publicado na Revista Mnemocine em maio de 2019, além da experiência em set de filmagens e exposições artísticas. Atualmente, é curadora do Concurso de Roteiro de Curtas-metragens no ROTA - Festival de Roteiro Audiovisual (edição 2021 e 2022), e incorpora o time de marketing como social media da Vitrine e Manequim Filmes.

  • Marina Kosa

    Marina é formada em Cinema pela FAAP e iniciou sua carreira na área de montagem e pós-produção da Gullane Filmes, tendo participado da produção de filmes como "Que Horas Ela Volta" e "Bingo - O Rei das Manhãs". Em 2017, ingressou na Vitrine Filmes, onde inaugurou o departamento de montagem e pós-produção da distribuidora. Em 2019, fundou a Tanto Produções, empresa especializada na produção de peças promocionais para o lançamento de conteúdos audiovisuais.

  • Eduardo Vasconcelos

    Eduardo Pires Vasconcelos é formado em cinema pela FAAP e atua na área de montagem e pós-produção desde 2016. Iniciou sua carreira como assistente de montagem na série "Carcereiros", uma coprodução Gullane Filmes e Spray Filmes, e exibido na TV Globo. Trabalha como colaborador da Tanto Produções e, entre 2019 e 2021, atuou como coordenador de pós-produção e montagem na Vitrine Filmes, trabalhando em projetos como “Bacurau”, “A Vida Invisível”, “Pacarrete”, entre outros.

  • Tânia Pinta

    Cineasta formada pela UFF, pós-graduada em Gestão Cultural e em Marketing Estratégico. Foi Coordenadora de Investimentos na RioFilme, liderando a Rio Film Commission. Com passagens pela Sec. de Estado de Cultura – RJ e ANCINE, hoje é Gerente de Negócios da Vitrine Filmes.

  • Rafaela Cristina

    Formada em Administração de Empresas, com MBA em Controladoria, com 20 anos de experiência na área financeira no mercado audiovisual, atuando tanto na gestão financeira e controladoria das empresas e projetos, quanto em prestação de contas. Atualmente como Diretora Financeira na Vitrine Filmes. Trabalhou nas empresas Imagem Filmes, Paris Filmes e outras produtoras do mercado.

  • Eduardo Valente

    Cineasta, crítico e programador de cinema, trabalhando desde 2016 como delegado do Festival de Berlim no Brasil. Também é membro do comitê de seleção do Olhar de Cinema, festival que acontece em Curitiba. Dirigiu três curtas e um longa-metragem, todos exibidos no Festival de Cannes; trabalhou como assessor internacional na ANCINE; e foi editor de duas revistas online de crítica de cinema, Contracampo e Cinética.

  • Amanda Kadobayashi

    Produtora e distribuidora audiovisual. Graduada em Cinema pela UFF, trabalha atualmente como coordenadora geral de conteúdo na Vitrine Filmes. Também esteve envolvida na produção dos longas Benzinho, de Gustavo Pizzi, e Pendular, de Julia Murat. É uma das idealizadoras do Vitrine Lab.