O Vitrine Lab é um curso de capacitação focado na comercialização e distribuição de filmes direcionado a profissionais e estudantes do mercado audiovisual. A segunda edição do Vitrine Lab será paga e terá como estrutura um plano instrucional de doze aulas modulares, com duas horas de duração cada, totalizando mais de 20 horas de conteúdo exclusivo.

As inscrições para a segunda edição do Vitrine Lab poderão ser feitas através do SYMPLA e custarão R$990,00, divididos em até 12x.

O ponto de partida para construção das aulas será a exposição dialogada conduzida por um profissionais especialistas que compartilhará com a turma suas vivências e conhecimentos sobre sua área de atuação. Em um formato à distância, as aulas acontecerão ao longo de cinco semanas entre os meses de setembro e outubro de 2021, através de videoconferência. Desse modo, durante todo o curso, os participantes poderão ter voz ativa para trazer suas próprias vivências e dúvidas.  O conteúdo apresentado contemplará estudos de casos, experiências adquiridas, cotidiano de trabalho e reflexões sobre o passado vs. futuro do mercado. 

CRONOGRAMA DE AULAS

Saiba mais sobre o conteúdo

Inscrições abertas

até o dia 19/09

Conheça o corpo docente da 2ª edição:

  • Felipe Lopes

    Mestre em Cinema pela UFF e com especialização em Gestão Empresarial e Marketing pela ESPM, Felipe Lopes atua há mais de dez anos no mercado audiovisual, passando pelas áreas de produção, distribuição, festivais e gestão pública. Atualmente é sócio-diretor da Vitrine Filmes e também presidente da ANDAI - Associação Nacional dos Distribuidores do Audiovisual Independente.

  • Letícia Santinon

    Curadora audiovisual e mestranda em comunicação pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Programou as salas de cinema do Centro Cultural São Paulo e integrou a Comissão de Curadoria de Cinema do Circuito Municipal de Cultura de São Paulo. Foi gerente de difusão na Spcine e atualmente é gerente de projetos na Vitrine Filmes.

  • Bernardo Lessa

    Bernardo trabalha há mais de 5 anos no mercado de audiovisual, é formado com láurea em Cinema e Audiovisual (UFPE) e cursa pós-graduação em Gestão de Negócios Audiovisuais (FAAP). Iniciou sua história no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco e atualmente trabalha na Vitrine Filmes como Coordenador de Negócios e Relações Institucionais. Em 2021, foi selecionado para o programa de jovens talentos do Festival de Cinema de Locarno.

  • Tamara Ganhito

    Graduada em História pela FFLCH/USP, Tamara começou a trabalhar com audiovisual em 2015, quando colaborou para o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo como assistente de produção de filmes e coordenadora de catálogo. Em agosto de 2018, ingressou na Vitrine Filmes como assistente de programação e, desde agosto de 2019 atua como Coordenadora de Programação nesta mesma distribuidora.

  • Lívia Donadeli

    Lívia é formada em jornalismo, com quatro anos de experiência em assessorias de imprensa e um ano como redatora e produtora de conteúdos dentro de agências de comunicação. Há três anos a frente da área de marketing como coordenadora na Vitrine Filmes, onde contribui na estratégica e criação de campanhas de lançamento, planejamento de distribuição. Colaborou na construção do novo braço social/educacional da Vitrine, o Vitrine Lab, projeto premiado no edital do PROAC, em 2020.

  • Maiara Sipoli

    Maiara é formada em Design Gráfico (Méliès Faculdade Criativa) Produção Audiovisual (Etec Jornalista Roberto Marinho) e Pós-graduada em UX Design (Universidade Anhembi Morumbi). Trabalha desde 2013 com comunicação, já passou por agências de publicidade, estúdios de design e veículos de mídia. Na Vitrine Filmes, é responsável por toda direção de arte e execução dos materiais de lançamento dos filmes da distribuidora.

  • Claúdia Belém

    Cláudia Belém trabalha com assessoria de imprensa para artes e entretenimento desde 2000. Hoje, lidera a Agência de Comunicação Atômica. Responsável pela RP de grandes projetos, instituições e marcas como Walt Disney, Paramount, Museu Nacional de Belas Artes, Orquestra Sinfônica Brasileira, Canal Viva, GNT, HBO, Sony Music, Globo Filmes e Cinemark. Formada em Jornalismo pela UFRJ, mestranda em Engenharia de Produção (Coppe/UFRJ) e pesquisadora associada dos Laboratórios de Tecnologias, Diálogos e Sites (LTDS).

  • Heitor Machado

    Heitor é Bacharel em Cinema pela UNESA (2011), especialista em Produção Executiva e Gestão de Televisão pela FAAP (2014) e Mestre (2016) e Doutor (2021) em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Além de atuar com ensino, pesquisa e extensão, com diferentes artigos e capítulos de livros publicados sobre narrativas ficcionais seriadas, televisão e mídia-educação, é também analista de estratégia de mídias digitais na Vitrine Filmes.

  • Gabriel Billy

    Natural de Várzea Grande (MT), Gabriel “Billy” é formado em Comunicação Social - Radialismo (UFMT). Criou e gerencia até hoje a Dias de Cinefilia, um portal de conteúdo nas redes sociais que soma mais de 200 mil seguidores entre Facebook, Twitter e Instagram. Atualmente reside e trabalha em São Paulo, como Analista de Marketing Digital na Vitrine Filmes, coordenando ações de marketing de conteúdo e investimento em mídia.

  • Marina Kosa

    Marina é formada em Cinema pela FAAP e iniciou sua carreira na área de montagem e pós-produção da Gullane Filmes, tendo participado da produção de filmes como "Que Horas Ela Volta" e "Bingo - O Rei das Manhãs". Em 2017, ingressou na Vitrine Filmes, onde inaugurou o departamento de montagem e pós-produção da distribuidora. Em 2019, fundou a Tanto Produções, empresa especializada na produção de peças promocionais para o lançamento de conteúdos audiovisuais.

  • Eduardo Vasconcelos

    Eduardo Pires Vasconcelos é formado em cinema pela FAAP e atua na área de montagem e pós-produção desde 2016. Iniciou sua carreira como assistente de montagem na série "Carcereiros", uma coprodução Gullane Filmes e Spray Filmes, e exibido na TV Globo. Desde 2019, como colaborador da Tanto Produções, atua como coordenador de pós-produção e montagem na Vitrine Filmes, trabalhando em projetos como “Bacurau”, “A Vida Invisível”, “Pacarrete”, entre outros.

  • Ana Letícia Leite

    Formada em Rádio e TV (ECO/UFRJ) e pós-graduada em Gestão da Indústria Cinematográfica (Universidad Carlos 3 de Madrid), Ana Letícia Leite atua há mais de 10 anos no mercado audiovisual. Passou Rede Record, RioFilme, Diamond Films Espanha, em Madrid, e foi assessora de diretoria na Ancine (2018-2019). Em 2020, após um período como produtora na Rede Globo, assumiu, em setembro, o cargo de Gerente de Negócios na Vitrine Filmes.

  • Rafaela Cristina

    Profissional atuante no audiovisual há 20 anos, Rafaela tem como principais atividades desempenhadas análises de informações financeiras, administração de fluxo de caixa, gerenciamento de processos contábeis, desenvolvimento de relatórios gerenciais, acompanhamento e execução orçamentária e condução de processos de prestação de contas. O conhecimento de políticas públicas, análises de contratos e documentos financeiros proporcionam que a profissional acompanhe os projetos desde o seu início, passando para administração da sua execução financeira até o encerramento.

  • Rafael Sampaio

    Rafael Sampaio é diretor do BrLab, produtor e sócio fundador da Klaxon Cultura Audiovisual. Foi programador de cinema em espaços culturais como Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Cinemateca Brasileira e Cine Olido, além de ter produzido e programado inúmeras mostras e festivais. Também atua como coordenador de cursos e plataformas para formação, como os Laboratórios de Desenvolvimento de Projetos do Prodav 04 para a Ancine/FSA, além do BrLab, que criou e dirige desde 2011. Produziu os filmes Sobre Rodas (2017), de Mauro D’Addio, e Diz a Ela que me Viu Chorar (2019), de Maíra Bühler, entre outros.

  • Vanessa Franquilino

    Jornalista, roteirista, diretora com 16 anos de audiovisual em diversas frentes. Formada em jornalismo pela UERJ e pós-graduanda (MBA) em Gestão de Negócios Criativos. Tem passagens e trabalhos pela Record, Globo, TV Cultura, Multishow, empresas como Intel, Facebook e Amazon Prime. Empreendedora e em constante evolução. Fundadora da Think Black, o primeiro hub de audiovisual e comunicação formado 100% por profissionais negras e negros.