O Vitrine Lab é um curso livre sobre distribuição cinematográfica voltado para a capacitação de estudantes e profissionais que buscam uma carreira executiva no audiovisual.

A Sexta Edição do Vitrine Lab contou com dois módulos teóricos: “Curadoria e Estratégia de Negócios” e “Lançamento em Salas de Cinema”. Foram 10 encontros online que aconteceram entre os meses de novembro e dezembro de 2025, às segundas, quartas e sextas, das 19h às 21h30. O Vitrine Lab é uma realização da Vitrine Filmes, com o Patrocínio da Sessão Vitrine Petrobras, Apoio do Projeto Paradiso, Itaú Cultural, Canal Brasil, Marahu Lab. Apoio Institucional da 25a Expocine, da 49a Mostra de São Paulo, Encontro de Ideias Audiovisuais, VI Festival de Cinema Negro em Ação, Omelete e Apoio de Mídia do Atômica Lab.

Bolsa de Estudo VitrineLab

SAIBA MAIS

Inscrições

SAIBA MAIS
VITRINE LAB 2027 - EM BREVE

Perguntas Frequentes

SAIBA MAIS

Plano de Aulas

O Grupo Vitrine Filmes completa 15 anos, com mais de 200 filmes lançados e mais de 5 milhões de espectadores alcançados. Uma trajetória sólida que faz dessa iniciativa pioneira na curadoria de cinema brasileiro e uma referência para o público. Nesta masterclass, Silvia Cruz, fundadora da Vitrine Filmes e idealizadora da Sessão Vitrine Petrobras, abordará momentos dessa trajetória em uma conversa com a produtora Emilie Lesclaux, da empresa Cinemascópio, responsável pelos grandes sucessos de Kleber Mendonça Filho junto à Vitrine Filmes, como O Som ao Redor, Aquarius, Bacurau, Retratos Fantasmas e o lançamento do ano, O Agente Secreto.


Silvia Cruz

Sócia-diretora Vitrine Filmes

Silvia Cruz é uma produtora e distribuidora brasileira. Fundadora da Vitrine Filmes, empresa que hoje integra o Grupo Vitrine, lançou mais de 200 filmes, chegando a 5 milhões de espectadores ao longo de 15 anos. O Grupo hoje conta com os selos Vitrine Filmes, Sessão Vitrine, Manequim, Vitrine Filmes Espanha e Vitrine Lab.


Emilie Lesclaux 

Cinemascópio

Emilie nasceu na França e fundou, ao lado de Kleber Mendonça Filho, a CinemaScópio em 2008. Produziu seis curtas, dez longas e a série inédita Delegado, somando mais de 250 prêmios. Assinou quatro filmes na Seleção Oficial de Cannes: Aquarius (2016), Bacurau (2019, Prêmio do Júri), Retratos Fantasmas (2023) e O Agente Secreto (2025, Melhor Diretor, Melhor Ator e FIPRESCI). Em 2023, Sem Coração foi a Veneza, e em 2024, Dormir de Olhos Abertos venceu o FIPRESCI em Berlim. Emilie também dirige o Janela Internacional de Cinema do Recife.


Parceiros & Apoiadores

  • Partners