- Sobre
- Filmes
- Sessão Vitrine
- Vitrine Lab
- Manequim
- produções
- Português
A Vitrine Filmes é uma distribuidora de cinema independente que, há 15 anos, promove e valoriza o audiovisual brasileiro e latino-americano. Foi pioneira na descentralização do circuito exibidor com o projeto Sessão Vitrine e, desde 2020, vem ampliando sua atuação com iniciativas como a Vitrine España, dedicada à produção e distribuição de filmes na Europa; o selo Manequim, voltado a títulos para grandes públicos; o curso online Vitrine Lab, vencedor do prêmio de distribuição inovadora do Gotebörg Film Fund 2021; e a Vitrine Produções, que produz e coproduz curtas, documentários e longas-metragens, dentre eles “Levante”, de Lillah Halla, vencedor do prêmio FIPRESCI na Semana da Crítica 2023, “Retratos Fantasmas”, Kléber Mendonça Filho, documentário mais visto dos últimos 8 anos nos cinemas e também exibido em Cannes em 2023, e “Cidade; Campo”, de Juliana Rojas, exibido em Berlim 2024 e recebeu o prêmio de Melhor Direção, na principal mostra paralela do Festival de Berlim, a seção Encounters.
Mais de 5 milhões de pessoas já assistiram aos filmes da Vitrine nos cinemas. Entre os destaques do catálogo estão “Bacurau”, vencedor do Prêmio do Júri em Cannes; “Druk – Mais Uma Rodada”, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro; e “Nosso Sonho”, a cinebiografia de Claudinho e Buchecha, maior bilheteria nacional em 2023.
Em 2025, a Vitrine já lançou “Baby”, de Marcelo Caetano; “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal; e “Saneamento Básico” e “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado, com cópias remasterizadas em 4K. Ainda neste ano, chegam aos cinemas “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro, vencedor do Urso de Prata em Berlim; e “O Agente Secreto”, novo longa de Kleber Mendonça Filho, que recentemente recebeu os prêmios de melhor direção e melhor ator (Wagner Moura) na competição principal do Festival de Cannes.