O Vitrine Lab é um laboratório de distribuição cinematográfica cujo pilar estratégico é a curadoria.
Conectado com os principais lançamentos comerciais da Vitrine Filmes, busca fornecer ferramentas estratégicas com o objetivo de fortalecer a conexão com diferentes audiências, dentro e fora das salas de cinema.
A Sexta Edição do Vitrine Lab conta com dois módulos teóricos: “Curadoria e Estratégia de Negócios” e “Lançamento em Salas de Cinema”. Serão 10 encontros online que acontecerão entre os meses de novembro e dezembro de 2025, às segundas, quartas e sextas, das 19h às 21h30.
O Vitrine Lab é uma realização da Vitrine Filmes, com o Patrocínio da Sessão Vitrine Petrobras, Apoio do Projeto Paradiso, Itaú Cultural, Canal Brasil, Marahu Lab. Apoio Institucional da 25a Expocine, da 49a Mostra de São Paulo, Encontro de Ideias Audiovisuais, VI Festival de Cinema Negro em Ação, Omelete e Apoio de Mídia do Atômica Lab.
Plano de Aulas
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Masterclass Distribuição Inovadora (Aberta ao público)
O Grupo Vitrine Filmes completa 15 anos, com mais de 200 filmes lançados e mais de 5 milhões de espectadores alcançados. Uma trajetória sólida que faz dessa iniciativa pioneira na curadoria de cinema brasileiro e uma referência para o público. Nesta masterclass, Silvia Cruz, fundadora da Vitrine Filmes e idealizadora da Sessão Vitrine Petrobras, abordará momentos dessa trajetória em uma conversa com a produtora Emilie Lesclaux, da empresa Cinemascópio, responsável pelos grandes sucessos de Kleber Mendonça Filho junto à Vitrine Filmes, como O Som ao Redor, Aquarius, Bacurau, Retratos Fantasmas e o lançamento do ano, O Agente Secreto.Silvia CruzSócia-diretora Vitrine Filmes
Silvia Cruz é uma produtora e distribuidora brasileira. Fundadora da Vitrine Filmes, empresa que hoje integra o Grupo Vitrine, lançou mais de 200 filmes, chegando a 5 milhões de espectadores ao longo de 15 anos. O Grupo hoje conta com os selos Vitrine Filmes, Sessão Vitrine, Manequim, Vitrine Filmes Espanha e Vitrine Lab.
Emilie LesclauxCinemascópio
Emilie nasceu na França e fundou, ao lado de Kleber Mendonça Filho, a CinemaScópio em 2008. Produziu seis curtas, dez longas e a série inédita Delegado, somando mais de 250 prêmios. Assinou quatro filmes na Seleção Oficial de Cannes: Aquarius (2016), Bacurau (2019, Prêmio do Júri), Retratos Fantasmas (2023) e O Agente Secreto (2025, Melhor Diretor, Melhor Ator e FIPRESCI). Em 2023, Sem Coração foi a Veneza, e em 2024, Dormir de Olhos Abertos venceu o FIPRESCI em Berlim. Emilie também dirige o Janela Internacional de Cinema do Recife.
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MÓDULO 1: CURADORIA E ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS
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Sessão 1: Curadoria, Relevância e Audiência: Ferramentas chave para planejar estratégia de conteúdo
Como o cinema independente pode ampliar seu impacto ao conectar-se com novas gerações, em especial a Gen Z?
A aula explora ferramentas de curadoria e estratégias de relevância que transformam filmes autorais em experiências culturais. A partir do desenho de audiência e do uso de plataformas como Letterboxd, discutiremos caminhos para alcançar novos públicos, em especial nas salas de cinema. O encontro também abordará práticas de outreach e circulação que fortalecem a relação entre obra, curadoria e audiência, expandindo o alcance e ampliando público.Talita ArrudaDistribuidora – Fistaile
Distribuidora, pesquisadora e curadora. Atua pela Fistaile, empresa de distribuição que promove lançamentos, consultorias e ações formativas, com foco em estratégias de audiência e marketing. Colabora em espaços como Lab Negras Narrativas, Talents Rio, Sessão Vitrine Petrobras, BrLab, SPAF Ficunam e EFM Toolbox. É associada à APAN, Andai e ABPA.Ana Souza (Convidada)Programadora Festival de Sundance
Ana Souza é gerente do departamento de programação e programadora na equipe de longas-metragens de Sundance, com foco em filmes de ficção. Além do seu trabalho em Sundance, ela é Diretora de Programação no Festival de Sun Valley e Produtora do Fórum do Festival Internacional de Curtas de Palm Springs. Em 2024, foi reconhecida como uma das Futuras Líderes em Programação e Curadoria pela Screen International. -
Sessão 2: Da Sala de Cinema ao Streaming: Mapeando janelas e modelos de negócio de comercialização de conteúdo
Um panorama das principais janelas de distribuição — cinema, streaming e televisão — com foco nas oportunidades do mercado audiovisual nacional e internacional. A partir da análise de dados e tendências do setor, serão apresentados os fundamentos da distribuição de filmes, modelos de financiamento, vendas e aquisições. O conteúdo abrange desde licenciamento, pré-venda e co-produção até exemplos práticos de modelos de negócios e janelas de exploração, oferecendo uma visão estratégica sobre circulação e exibição de conteúdo.
Gabriel GurmanSócio-Fundador +Galeria
Gabriel Gurman é sócio-fundador da +Galeria, empresa criada em 2018 com o objetivo de inovar no setor nacional de produção e distribuição de longa-metragens nacionais, combinando apelo comercial e cuidadosa curadoria. Tendo passado por empresas como Netflix Brasil, Paris Filmes, entre outras, possui 15 anos de experiência no setor cinematográfico.Florencia Gil (Convidada)Diretora de Vendas Urban Sales
Florencia Gil é diretora, produtora e agente de vendas. Formou-se na UCLA, Paris 8 e La Femis. Fundou a ORFEU em 2012 e ao longo dos anos trabalhou na Rezo Films, Loco Films e Indie Sales. Atualmente é diretora de vendas na Urban Sales. Jurada e mentora em festivais como Gramado e Durban, ministra cursos de produção e distribuição internacional. -
Sessão 3: Ferramentas e negociações que transformam filmes em resultados comerciais
A aula apresenta os fundamentos negociais da distribuição audiovisual, com foco no mercado brasileiro. Serão exploradas as responsabilidades de produtores e distribuidores, as ferramentas para avaliar propostas comerciais e os principais eixos de negociação para circulação de obras no território nacional. Também discutiremos o fluxo de receitas em diferentes janelas de exibição e os modelos de negócios atuais, destacando estratégias que garantem a viabilidade econômica e ampliam o potencial de rentabilidade de filmes independentes de pequeno e medio porte.
Tânia PintaGerente de Negócios, Vitrine Filmes
Cineasta formada pela UFF, Tânia Pinta é pós-graduada em Gestão Cultural e em Marketing Estratégico. Como sócia-fundadora da Vatapá Produções, coproduziu Homem Livre e Receba!. Foi colaboradora da ANCINE, SEC-RJ e RioFilme, onde foi Coordenadora de Investimentos. Hoje é Gerente de Negócios da Vitrine Filmes.Lucas Bühring (Convidado)Diretor Sênior de Programação, América Latina / MUBI
Formado em Cinema pela UFF e com mais de 10 anos de atuação em aquisição e programação de conteúdo na Globo e Telecine, atualmente é o Diretor Sênior de Programação para a América Latina da plataforma de streaming MUBI. -
Sessão 4: Produção e Distribuição: A estratégia começa no roteiro
Como transformar a relação entre produtores e distribuidores em um eixo estratégico desde o desenvolvimento de um filme? A aula propõe uma reflexão prática sobre como decisões conjuntas — envolvendo curadoria, desenho de audiência e estratégias de financiamento — potencializam a circulação das obras e tornam sua comercialização mais sólida e eficiente. Serão discutidos modelos de lançamento, formatos de negociação e a atuação em eventos de mercado que impulsionam alianças criativas e sustentáveis, reforçando o papel da distribuição como parceira-chave no sucesso artístico e econômico de um projeto audiovisual. Case Baby
Letícia FriedrichSócia Diretora Vitrine Filmes
Letícia Friedrich é produtora e distribuidora. Em sua atuação como produtora, produziu os premiados curtas “Chão de Fábrica”, de Nina Kopko e “Até a China”, de Marão e os longas “Amor, Plástico e Barulho”, de Renata Pinheiro e “Libelu – Abaixo a Ditadura”, de Diógenes Muniz. Como distribuidora coordenou o lançamento de mais de 30 longas, entre eles “Sem Coração”, “A Hora da Estrela (4k)”, “Veríssimo”e “Histórias que o Nosso Cinema (não) Contava”.
Ivan Mello (Convidado)Sócio fundador da CUP FILMES, produtora independente sediada em São Paulo. Foi programador da Mostra de São Paulo e diretor artístico do Polo de Paulínia. Produziu filmes premiados como Corpo Elétrico, Bob Cuspe e Baby.
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MÓDULO 2: LANÇAMENTO EM SALAS DE CINEMA
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Sessão 5: Planejamento estratégico de campanha
Do filme pronto ao lançamento. Esta aula aborda as etapas essenciais do planejamento estratégico que antecedem o lançamento de um longa-metragem nas salas de cinema. Trajetória de festivais, elenco, parceiros e investidores, P&A, estimados, cenários de recuperação, praças, próximas janelas. Como desenhar uma estrutura de base sólida para dar vida a este lançamento? O caso de O Agente Secreto.
Bernardo LessaGerente de Lançamentos Vitrine Filmes
Natural de Salvador, formado com láurea em Cinema e Audiovisual (UFPE), pós-graduado em Gestão de Negócios Audiovisuais (FAAP, SP). Já trabalhou nas áreas de Exibição (Cinema da Fundação, PE), Produção (Conspiração, RJ) e Distribuição (Vitrine Filmes, SP). Hoje, é Gerente de Lançamentos na Vitrine e diretor executivo e sócio da Tanto.Yasmine TalliDiretora de Produção na MK2
Yasmine Talli estudou gestão cultural na Sciences Po Lille. Trabalhou na ARTE France Cinéma em filmes como COLD WAR e TITANE, depois na SOFICA Cofinova, financiando produções como HAPPENING. Desde 2021, na mk2 Films, é diretora de produção, tendo supervisionado coproduções como THE NATURE OF LOVE e THE SECRET AGENT. -
Sessão 6: Programação: Desenho de circuito e parque exibidor brasileiro
A aula apresenta dados atuais do mercado cinematográfico brasileiro nos últimos anos, além de expor o planejamento do circuito e a negociação com o parque exibidor para o lançamento de diferentes títulos nas salas de cinema. Partindo da escolha da data e análise de concorrência, discutiremos estratégias de cinesemana, performance de bilheteria (borderô) e negociação com exibidores.
Elaine VegdanuzziGerente de Programação da Vitrine Filmes
Formada em Comunicação Social pela FAAP, atua no audiovisual desde 2018. Responsável por negociações com exibidores e planejamento estratégico de lançamentos, coordena a presença dos filmes da distribuidora em cinemas de todo o Brasil. Esteve à frente de estreias como Nosso Sonho, Retratos Fantasmas, Baby, O Último Azul e O Agente Secreto.Vinicius Fantezia (Convidado)Gerente de Programação – Belas Artes Grupo
Atua na área de programação desde 2008, iniciando sua carreira no Telecine. Entre 2014 e 2020 exerceu as funções de distribuidor e coordenador de programação do Festival Varilux de Cinema Francês e do Festival do Rio. Atualmente, é gerente de programação no Belas Artes Grupo, onde lidera a operação de três cinemas e também atua à frente da Pandora Filmes. -
Sessão 7: Marketing Cinematográfico: Planejamento e execução de lançamentos
A aula apresenta o processo criativo e metodológico para desenhar estratégia de marketing de um longa em circuito comercial. Partindo da definição de posicionamento, proposta de valor e público-alvo, estruturamos o planejamento 360° (online e offline) e seu cronograma crítico até a estreia: mídia paga e orgânica, ativação em eventos, peças promocionais e parcerias, relações com exibidores e comunidades. Integramos o plano com assessoria de imprensa (narrativas-chave, press kit, exclusividades, entrevistas), plano de mídia (objetivos, KPIs, alocação por canais), e operações de PR (cabines, coletivas, junkets) com a equipe do filme. Ao final, o aluno entende como conectar curadoria, audiência e performance para maximizar alcance, eficiência de investimento e impacto cultural.
Elzie BarbosaGerente de Marketing, Vitrine Filmes
Formada em Relações Públicas pela FCL e pós-graduada em Gestão de Comunicação e Marketing pela USP, atua há quase dez anos no mercado de entretenimento, com foco em marketing cinematográfico. No audiovisual, integrou as equipes da Imovision, Paris Filmes e California Filmes, e atualmente é gerente de marketing da Vitrine Filmes.Cláudia Belém (Convidada)Diretora, Atômica Lab
Sou relações públicas especializada em arte e entretenimento. Na agência Atomica Lab, lidero equipes de grandes projetos, instituições e marcas, como Amazon Prime Video, Festival do Rio, Amazon Music, Walt Disney Pictures, Paramount, Museu do Amanhã, Canal Viva, GNT, HBO e Cinemark. Sou formada em Jornalismo e mestre em Engenharia de Produção. -
Sessão 8: Estratégia de redes sociais e engajamento
A aula aborda o uso estratégico das mídias sociais na divulgação de filmes, com foco na criação de peças gráficas e vídeos promocionais pensados para diferentes plataformas e perfis de público. Serão apresentadas as principais ferramentas de engajamento, formatos que performam melhor em cada rede (Reels, Stories, TikTok, trailers curtos, motion posters, cards e teasers), e como adaptar a linguagem visual e narrativa ao comportamento da audiência-alvo.
Também serão discutidos cases de campanhas bem-sucedidas no cinema independente, uso de hashtags, influenciadores, calendário de postagens, impulsionamento pago e construção de identidade visual da obra. A aula enfatiza como conectar o filme com comunidades específicas — especialmente jovens públicos — por meio de conteúdo criativo, distribuição segmentada e narrativas imersivas.
Débora Sögur-HousSocial Media Chair Vitrine Filmes
Atua nas campanhas online da Vitrine Filmes. Já colaborou com a Elo Studios, o Festival Cabíria e o laboratório de desenvolvimento We Plot. Antes, foi repórter na MTV, Folha de S.Paulo, Metrópoles e Capital Reset. Também integrou a equipe de pesquisa e entrevistas de “Apocalipse nos Trópicos”, de Petra Costa.Débora FilgueirasAnalista Redes Sociais Vitrine Filmes
Débora Filgueiras é bacharel em audiovisual, criadora do canal Desenrola Cinema e analista de redes sociais na Vitrine Filmes. Com experiência em comunicação para cinema dedica-se a aproximar o público das obras através de conteúdo criativo, análise crítica e estratégias de engajamento nas redes sociais.Dandara Cipriano (Convidada)Creative Strategist Senior TikTok
Natural de Recife, formada em Publicidade e Propaganda (UFPE) e pós-graduada em Mídia, Comunicação e Cultura (USP). Com 10 anos de experiência em direção, roteiro e estratégia criativa, atuou com grandes marcas latino-americanas como Nubank, Natura, O Boticário, Gillette, Jontex e Warner Bros. Discovery. Hoje é Creative Strategist Senior no TikTok. -
Sessão 9: Estratégia visual e design cinematográfico
A aula traz uma imersão no universo do design cinematográfico, examinando como a identidade visual de um filme atua como vetor narrativo e estratégia de marca. Serão analisados elementos como tipografia, cores, logotipos, composições gráficas e motion design de uma campanha promocional (poster, teaser, peças de arte digital, trailer). Estudaremos casos emblemáticos de branding cinematográfico e representação visual, e sua aplicação em peças adaptadas a plataformas digitais (cards, GIFs, Reels).
Felipe PadijaDiretor de Arte Vitrine Filmes
Formado em Comunicação Visual, Felipe tem mais de 10 anos de experiência como designer multidisciplinar, com mais de 5 dedicados à área audiovisual. Atuou como Coordenador de Criação na Paris Filmes, trabalhando na identidade visual de títulos nacionais e internacionais. Hoje é Diretor de Arte na Vitrine Filmes.Beatriz CarvalhoDiretora de Arte Vitrine Filmes
Beatriz é designer multidisciplinar e artista visual. Formada em Design Gráfico pelo Centro Universitário Senac, desenvolve um trabalho voltado ao design social com foco em música e entretenimento. Atualmente, é Diretora de Arte na Vitrine Filmes. Em seu trabalho autoral, dedica-se à pesquisa e criação de projetos a partir de referências negras.Marina Kosa (Convidada)Diretora Criativa, Tanto
Marina Kosa é montadora, produtora e diretora e atua há mais de 10 anos no mercado audiovisual, tendo participado da produção ou distribuição de mais de 100 filmes, como “O Agente Secreto”, “Anatomia de uma Queda” e “A Vida Invisível”. Em 2019 fundou o selo TANTO, que hoje reúne a Tanto Prod (agência), @TantoCine (veículo) e Tanto Filmes (produtora).
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