VITRINE LAB: Projeto de formação e capacitação em distribuição audiovisual

Novo braço da Vitrine promoverá aulas sobre o processo de distribuição com especialistas do setor

Como parte da comemoração dos 10 anos, a Vitrine Filmes lança neste mês o projeto Vitrine Lab, um curso livre de Ensino à Distância (EAD) para 24 selecionados com o objetivo de contribuir no fomento cultural do audiovisual na área de distribuição, uma das mais carentes do setor. Com o apoio do ProAC, o novo projeto educacional foca em estudantes e profissionais do mercado audiovisual em início de carreira que irão receber, além do conteúdo das aulas, uma bolsa-auxílio no valor de R$200.

– Temos uma carência muito grande na formação e capacitação em distribuição e negócios do cinema. Observando os alunos de diferentes instituições nas quais dei aula nos últimos cinco anos, percebo que os estudantes querem saber mais sobre outras áreas, além de produção audiovisual. Assim, criamos este novo pilar na empresa, abrindo nossas portas para a capacitação de profissionais, ensinando como se faz a comercialização de um filme. Com o financiamento público do PROAC-SP, foi possível viabilizar uma primeira edição totalmente gratuita focada em descentralizar essa formação e atender a um grupo de estudantes que, por condições financeiras, não acessam redes profissionais. Acreditamos que será um grande sucesso! – afirma Felipe Lopes, diretor da Vitrine.

As nove aulas serão ministradas por um time que atua diariamente à frente da distribuição e comercialização de filmes em território nacional. No cronograma, estão previstos temas centrais que passam por todo o processo de distribuição, começando pelo mercado cinematográfico, curadoria, modelos de negócio, planejamento financeiro, políticas públicas e chegando nas estratégias de programação, marketing, mídias sociais e produção de conteúdo.

O projeto irá proporcionar aos alunos uma experiência completa do processo de distribuição cinematográfica, a partir do know how da Vitrine Filmes. As inscrições estarão disponíveis de 3 a 10 de maio com vagas limitadas, no site da Vitrine. As aulas estão previstas para iniciar em junho.

– O cinema brasileiro cresceu de forma surpreendente na última década, e a Vitrine participou ativamente dessa evolução. Estamos à frente de estratégias para democratizar o cinema, formar público e capacitar novos profissionais. Quem são os realizadores, distribuidores e exibidores de amanhã? O Vitrine Lab nasce com o objetivo de construir a resposta para esta pergunta de forma colaborativa, concluem os idealizadores do projeto Amanda Kadobayashi, Bernardo Lessa e Lívia Donadeli.

Confira todas as informações do Vitrine Lab aqui no site 😉