Vitrine Filmes marca presença com 8 títulos exclusivos na 45ª Mostra Internacional de cinema de São Paulo

Compõe a lista filmes que passaram pelos principais Festivais de cinema internacional como Cannes, Berlim, Toronto, Rotterdan, e que chegam agora na Mostra para reforçar a importância de suas carreiras mundo afora.

Mais uma vez, a Vitrine Filmes faz parte de um dos principais eventos cinematográficos do Brasil, no seu lineup de oito títulos exclusivos de longas nacionais e internacionais, ela integra oficialmente a programação da 45a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, com início no dia 21 de outubro, de forma híbrida, havendo sessões presenciais e online durante toda a programação do evento até o dia 03 de novembro.

Entre eles estão quatro filmes brasileiros, um dos grandes destaques para o evento é o novo longa da diretora Laís Bodanzky, estrelando Cauã Reymond na pele de Pedro I em A VIAGEM DE PEDRO, com uma coprodução Globo Filmes; a premiadíssima animação BOB CUSPE, NÓS NÃO GOSTAMOS DE GENTE de Cesar Cabral; MADALENA de Madiano Marcheti, que foi exibido nos Festivais de Rotterdan e San Sebastian; e A NOITE DO FOGO (Noche de Fuego) de Tatiana Huezo, com uma coprodução nacional da Desvia Filmes, a mesma de “Divino Amor” e “Vermelho Sol”.

Além dos filmes brasileiros, a principal distribuidora de filmes independentes que há alguns anos investe também nos lançamentos de filmes internacionais, como foi o caso de “Druk – Mais uma Rodada”, vencedor do Oscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira, e “First Cow – A Primeira Vaca da América”, de Kelly Reichardt, para citar dois exemplos recentes, apresentará na Mostra de São Paulo quatro longas internacionais com distribuição programada para os próximos meses.

Marcados pelo sucesso nos grandes Festivais por onde passaram, e o bom acolhimento da crítica internacional: o grego, 66 QUESTÕES DA LUA (Moon 66 Questions) , dirigido por Jacqueline Lentzou, exibido no Festival de Berlim 2021; assim como o suíço, AZOR de Andreas Fontana, que além de Berlim, foi aclamado no Festival de San Sebastian; o novo filme do renomado diretor português, Miguel Gomes, dessa vez codirigido com Maureen Fazendeiro, DIÁRIOS DE OTSOGA, no qual teve seu lançamento mundial na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2021; ao lado de O GRITO DAS LEOAS (La colline où rugissent les lionnes), deLuàna Bajrami, que também esteve presente na Quinzena dos Realizadores, junto com o filme de Gomes.

  • A Viagem de Pedro, direção Laís Bodanzky

Drama / Ficção / 2021/ Brasil

Sinopse: A bordo da nau inglesa Warspite, Dom Pedro I (Cauã Reymond), o primeiro Imperador do Brasil, retorna à Europa. Durante a travessia, reflete sobre sua vida no Brasil desde a infância, quando chegou com seus pais de Portugal, em 1808, até sua saída na calada da noite, fugindo de ser apedrejado pela população, em 1831.

Com sessões exclusivamente presenciais, confira a programação de A Viagem de Pedro na Mostra de São Paulo:

• 30/10 às 19h30 – Vão Livre do MASP.

• 31/10 às 13h30 – Espaço Itaú de Cinema Augusta, sala I.

• 03/11 às 18h10 – Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca II.

  • Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente, direção Cesar Cabral

Animação / Ficção / 2021/ Brasil

Sinopse: No filme, o icônico personagem dos quadrinhos nos anos 80, Bob Cuspe, vive num deserto pós-apocalíptico infestado por astros do pop que estão sempre tentando lhe matar. O cenário onde a história se passa, na verdade, é um purgatório criado dentro da mente do criador de Bob, o cartunista Angeli. Melhor Filme na Mostra Contrechamp do Festival de Annecy.

Confira a programação, apenas presencial, de Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente na Mostra de São Paulo:

• 25/10 às 13h30 – Petra Belas Artes, sala II: Leon Cakoff.

• 27/10 às 16h – Espaço Itaú de Cinema Augusta, sala I.

• 29/10 às 19h30 – Vão Livre do MASP.

  • Madalena, direção Madiano Marcheti

Drama, Suspense / Ficção / 2021 / Brasil

Sinopse: Luziane, Cristiano e Bianca não têm quase nada em comum, além do fato de morarem na mesma cidade rural cercada por plantações de soja no oeste do Brasil. Embora não se conheçam, cada um deles é afetado pelo desaparecimento de Madalena. Em diferentes partes da cidade, cada um à sua maneira, eles reagem à ausência dela. Exibido nos festivais de Rotterdam e San Sebastián, 2021.

Também disponível na Mostra Play, confira a programação presencial de Madalena:

• 30/10 às 21h20 – Cine Marquise, sala Globo Play I.

• 31/10 às 16h15 – Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca I.

• 02/11 às 15h45 – Petra Belas Artes, sala II: Leon Cakoff.

  • A Noite do Fogo (Noche de Fuego), direção Tatiana Huezo

Drama / 2021 / México Brasil / 110’

Sinopse: Em uma cidade solitária situada nas montanhas mexicanas, onde três amigas ocupam as casas daqueles que fugiram e se vestem de mulheres quando ninguém está olhando. Enquanto no próprio universo impenetrável delas magia e alegria abundam, suas mães treinam as três garotas para se protegerem dos grupos sequestradores que atuam na região, até que um evento altera a rotina do povoado. Festival de Cannes – Un Certain Regard 2021.

Disponível na Mostra Play, veja as sessões presenciais de A Noite do Fogo na Mostra:

• 22/10 às 21h – Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca I.

• 23/10 às 18h45 – Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca II.

• 02/11 às 14h – Cinesala.

66 Questões da Lua (Moon, 66 Question), direção e roteiro de Jacqueline Lentzou

Drama / Ficção / 2021/ Grécia, França

Sinopse: Após anos morando na França, Artemis está de volta a Atenas para cuidar de seu pai. A descoberta de um grande segredo do passado irá transformar a relação entre pai e filha. Exibido no Festival de Berlim 2021, Vencedor do Prêmio Cineuropa no Festival de Cinema de Sarajevo 2021.

Disponível na Mostra Play, assista também 66 Questões da Lua nas sessões presenciais da 45º Mostra SP:

• 23/10 às 19h – Espaço Itaú de Cinema Pompéia I.

• 27/10 às 14h – Reserva Cultural, sala I.

• 30/10 às 17h40 – Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca I.

  • Azor (Azor), direção e roteiro Andreas Fontana

Drama / Ficção / 2021 / Suíça, Argentina, França

Sinopse: Yvan De Wiel, banqueiro privado de Genebra, viaja para a Argentina durante a ditadura para substituir seu parceiro desaparecido. Entre salões silenciosos, piscinas e jardins luxuosos, um duelo remoto acontece entre dois banqueiros que, apesar de seus métodos diferentes, são cúmplices de uma discreta e implacável forma de colonização. Exibido nos festivais de Berlim e San Sebastian 2021.

Azor chega com disponibilidade na Mostra Play e sessões presenciais na Mostra de São Paulo nos dias:

• 22/10 às 16h – Espaço Itaú de Cinema Augusta

• 29/10 às 20h45 – Cinesala

O Grito das Leoas (La colline où rugissent les lionnes), direção e roteiro Luàna Bajrami

Drama / Ficção / 2021 / Kosovo, França

Sinopse: Em algum lugar de Kosovo, em uma pequena aldeia remota, três jovens vêem seus sonhos e ambições sufocados. Em sua busca pela independência, nada pode detê-las: hora de deixar a leoas rugirem. Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes, 2021.

Confira as sessões de O Grito das Leoas:

• 24/10 às 16h10 – Reserva Cultural, sala I.

• 25/10 às 19h – Espaço Itaú de Cinema Pompéia I.

• 29/10 às 14h – Cinesala.

• 31/10 às 21h30 – Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca II.

Diários de Otsoga (Diários de Otsoga), direção Maureen Fazendeiro & Miguel Gomes

Drama / 2021/ Portugal / 102′

Sinopse: Crista, Carloto e João constroem juntos um borboletário. Partilham o quotidiano na casa, dia após dia. Não são os únicos. Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes, 2021.

Disponível na Mostra Play, confira as sessões de Diários de Otsoga presenciais:

• 27/10 às 19h40 – Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca I.

• 28/10 às 16h20 – Espaço Itaú de Cinema Augusta, sala III.

• 03/11 às 16h20 – Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca IV.

Confira a programação completa no site da Mostra