A Hora da Estrela

Drama / Ficção / 99' / 2024 (1985) / Brasil

Direção: Suzana Amaral

Idioma: Português
Data de lançamento: 16/05/2024
Classificação Indicativa: 12 anos

Macabéa é uma jovem feia e órfã solta no mundo aos 19 anos. Analfabeta, ingênua e virgem, vem do Nordeste tentar a vida em São Paulo. O filme mostra a estória do encontro patético deste ser humano com as artimanhas da cidade grande.

Assista

Prêmios e festivais

    Festival de Berlim, 1986 (Alemanha) – Prêmio da Crítica e Urso de Prata de Melhor Atriz

    Festival de Brasília, 1985 (Brasil) – Prêmios de Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Fotografia, Melhor Direção e Melhor Edição

    Festival de Havana, 1986 (Cuba) – Prêmios de Melhor Filme e Melhor Direção

Ficha Técnica

    Direção: Suzana Amaral

    Roteiro: Suzana Amaral e Alfredo Oróz

    Produção: Raiz Produções Cinematográficas Ltda.

    Produção Executiva: Assunção Hernandes

    Direção de Arte: Clóvis Bueno

    Direção de Fotografia: Edgar Moura

    Edição de Som: José Luiz Sasso

    Figurino: Mauricio Kawamura; Clovis Bueno

    Maquiagem: Maria Antonia Lombardi

    Montagem: Idê Lacreta

    Trilha Sonora Original: Marcus Vinicius

    Empresa Produtora: Raiz Produções Cinematográficas Ltda.

    Elenco:  Marcélia Cartaxo, José Dumont, Fernanda Montenegro, Tamara Taxman

Conheça a Sessão Vitrine

A Sessão Vitrine Petrobras é um projeto pioneiro de distribuição coletiva de filmes brasileiros em salas de cinema comerciais, realizado pela distribuidora Vitrine Filmes. Com ingressos a preços reduzidos, o projeto possui uma rede de cinemas parceiros em mais de trinta cidades. Do mesmo modo, promove sessões com recursos de acessibilidade, acompanhadas de debates, atividades de formação, exibições gratuitas e parcerias com coletivos, cineclubes e instituições de ensino públicas e privadas, com o principal objetivo de potencializar a formação de público e democratizar o acesso ao audiovisual nacional, ampliando o alcance do cinema brasileiro.

 

A Sessão Vitrine Petrobras tem também como objetivo o resgate da memória do audiovisual brasileiro, tendo sido responsável pelo restauro e lançamento em 4K dos filmes “Durval Discos”, “A Hora da Estrela”, “Saneamento Básico, o Filme” e do curta-metragem “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado. Ao mesmo tempo, por meio de uma curadoria que valoriza um recorte descentralizado e atual da produção nacional, o projeto visa abraçar temáticas, gêneros, propostas estéticas diferentes e produções de diversos estados brasileiros, proporcionando uma programação diversificada para o público em geral. 

 

Ao longo de seus 15 anos de trajetória, a Sessão Vitrine Petrobras alcançou milhares de espectadores em todo o Brasil e foi reconhecida com importantes prêmios. Consolidada como uma das mais relevantes iniciativas de difusão do cinema nacional, segue renovando seu compromisso de aproximar o público das salas de exibição e de fortalecer o lugar do audiovisual brasileiro. Acompanhe nossas redes e fique por dentro dos próximos lançamentos!