O Vitrine Lab é um curso livre sobre distribuição cinematográfica voltado para a capacitação de estudantes e profissionais que buscam uma carreira executiva no audiovisual.
A quinta edição do Vitrine Lab conta com 12 aulas modulares online que acontecerão entre os meses de outubro e novembro de 2024, às segundas, quartas e sextas, das 19h às 21h.
Após o término das aulas teóricas, abriremos até duas vagas para o processo seletivo do módulo prático, que consiste uma experiência junto ao time de marketing da Vitrine Filmes durante três meses durante o ano de 2025.
A realização do curso é financiada com recursos da Lei Paulo Gustavo, através do apoio do o Governo Federal, do Ministério da Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo e da SPCINE. Por mais um ano, o curso conta com a parceria do Projeto Paradiso.
Confira a seleção!
Inscrições Encerradas!
Plano de Aulas
-
Aula 1: Políticas Públicas do Audiovisual
O mercado de cinema e audiovisual vive um dos momentos de transformação mais significativos de sua história e apresenta novos desafios para as políticas públicas. O laboratório irá destacar a importância da relação entre Estado e o cinema e audiovisual ao longo dos anos e os processos de institucionalização do setor no Brasil. Teremos com objetivo compreender as continuidades e rupturas nas políticas públicas para o cinema e audiovisual no país e suas incidências éticas e estéticas.
Lia BahiaProfessora e pesquisadora do departamento de cinema e vídeo da UFF. Realiza investigações sobre economia política do cinema e do audiovisual, com foco em políticas públicas, e integra o Fórum de Tiradentes. Trabalhou na gestão pública com políticas de fomento, formação e difusão e publicou o livro “Discursos, políticas e ações: processos de industrialização do campo cinematográfico brasileiro” entre outros textos. -
Aula 2: Diversidade e Inclusão no Setor Audiovisual
Nesta aula você aprenderá sobre a agenda de Diversidade, Equidade & Inclusão a partir da apresentação dos seus recortes e contextualização do cenário hoje no Brasil. Será discutida a inserção da agenda de DE&I no mercado audiovisual, com foco na distribuição, e serão analisadas estratégias adotadas pelas empresas para promover ou contornar questões relacionadas à DE&I a partir de casos concretos.
Thayz Guimarães e Emanuelle BordalloThayz Guimarães: Repórter no jornal O Globo e fundadora da consultoria Pomar77, tem mais de 10 anos de experiência no mercado audiovisual, com atuação em campanhas de lançamento, gestão de crise e análise de desempenho de diversos filmes nacionais. É também pesquisadora e roteirista do documentário inédito “Senado – A história que transformou o Brasil”.
Emanuelle Bordallo: Repórter no jornal O Globo e fundadora da consultoria Pomar77, tem ampla experiência em Comunicação Corporativa e implementação da agenda de Diversidade, Equidade & Inclusão (DE&I) em empresas como TV Globo e Souza Cruz. Sempre em busca de narrativas humanas que fujam dos estereótipos, é apaixonada pela arte do storytelling.
-
Aula 3: Processos de Desenvolvimento, Produção e Lançamento: a relação entre distribuidores e produtores
O objetivo da aula é expor aos alunos sobre as relações entre distribuidoras e produtoras, dentro do ecossistema audiovisual, reforçando a importância e a necessidade de produção e distribuição dialogarem desde cedo, criando uma relação de cumplicidade. Será abordada as estratégias dessa parceria, detalhando os planejamentos de lançamentos, desenho de audiência e modelos de negociação das obras.
Letícia FriedrichProdutora e distribuidora. Em sua atuação como produtora, produziu os premiados curtas “Chão de Fábrica”, de Nina Kopko e “Até a China”, de Marão e os longas “Amor, Plástico e Barulho”, de Renata Pinheiro e “Libelu – Abaixo a Ditadura”, de Diógenes Muniz. Como distribuidora coordenou o lançamento de mais de 30 longas, entre eles “Sem Coração”, “A Hora da Estrela (4k)”, “Veríssimo”e “Histórias que o Nosso Cinema (não) Contava”.
-
Aula 4: Aspectos Contratuais, Modelos de Negócio e Viabilidade Econômica na Distribuição
Apresentação dos aspectos negociais fundamentais da atividade de distribuição. Considerando o contexto brasileiro, discutiremos conceitos básicos relacionados à comercialização de uma obra, incluindo o escopo de trabalho de produtores e distribuidores, bem como as ferramentas para a análise de propostas comerciais, levando em consideração os eixos de negociação para veiculação de obras em território nacional. Também apresentaremos o fluxo de receitas na cadeia, que envolve todas as janelas de exibição, e os modelos de negócios vigentes no mercado, visando a viabilidade econômica do projeto
Amanda Kadobayashi e Tânia PintaAmanda Kadobayashi: Produtora e distribuidora audiovisual. É uma das idealizadoras do “Vitrine Lab”, e esteve envolvida na distribuição de títulos como “Druk” e “A Vida Invisível”. Trabalhou na produção de curtas e longas metragens, como “Benzinho” (Sundance 2018) e “Amigo Secreto” (Havana 2022). Foi selecionada para o Locarno U30, e participou de diversos festivais e eventos de mercado no Brasil, América Latina e Europa.
Tânia Pinta: Cineasta formada pela UFF, pós-graduada em Gestão Cultural e em Marketing Estratégico. Foi Coordenadora de Investimentos na RioFilme, atuando no Programa de Fomento ‘Retomada do Audiovisual Carioca’ e liderando a Rio Film Commission. Com passagens pela Sec. de Estado de Cultura – RJ e ANCINE, é Gerente de Negócios da Vitrine Filmes.
-
Aula 5: Controladoria e Prestação de Contas
Você já pensou em como é a gestão financeira em uma distribuidora?
Nesta aula, vamos mostrar o funcionamento do departamento financeiro, destacando a importância da controladoria. Serão apresentados exemplos práticos envolvidos na rotina do profissional da área e como o financeiro está conectado aos outros departamentos da distribuidora.
Amanda Macedo e Thaís ZimmermannAmanda Macedo: graduada em Administração/ Recursos Humanos na Centro Universitário Sant’Anna, possui 20 anos de experiência na indústria audiovisual, especialista em gerência e controladoria financeira, trabalhou em projetos como: Os Homens São de Marte e é pra lá que eu vou 2014, 3 por cento em 2016, Hebe O Filme em 2019 e Betinho no Fio da Navalha 2022/2023 entre outros. Trabalha na Vitrine desde 2023 e ocupa a posição de Gerente financeira
Thaís Zimmermann: produtora cultural e audiovisual, com MBA em Gestão de Projetos. Sua carreira começou em 2012 como assistente de produção em projetos culturais desenvolvidos em museus e centros culturais. Atua no universo do cinema desde 2014. Participou de diversos projetos, entre eles, o documentário “Racionais” e a série “Vidas que Transformam” assinando como assistente de produção executiva, no documentário “Diálogos com Ruth de Souza” como assistente de controladoria. Foi diretora de produção no longa-metragem “Entre Abismos” e controller na série “Bravas Mulheres” e no documentário “Visões Indígenas do Fim do Mundo”. Atualmente coordena o financeiro da Vitrine Filmes e, em paralelo, acompanha alguns projetos nos processos de fomento, execução e conclusão.
-
Aula 6: Desenho de Circuito e Parque Exibidor Brasileiro (Programação)
A aula apresenta dados atuais do mercado cinematográfico brasileiro nos últimos anos, além de expor o planejamento do circuito e a negociação com o parque exibidor para o lançamento de diferentes títulos nas salas de cinema.
Elaine VegnaduzziGraduada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado). No mercado audiovisual desde 2018, atua como Gerente de Programação do Grupo Vitrine Filmes, sendo responsável pela negociação comercial com o parque exibidor para a programação dos filmes nas salas de cinema de todo o Brasil.
-
Aula 7: Exibição Cinematográfica
O encontro sobre exibição cinematográfica vai abordar os seguintes aspectos:
– histórico das salas de exibição e sua importância na história cultural de Porto Alegre
– a escolha dos filmes e o perfil do público
– desafios para a manutenção do espaço
– relações com os vários parceiros e agentes presentes no dia a dia das salas.
A aula será expositiva e aberta aos questionamentos/curiosidades dos alunos.
Monica KanitzJornalista, com especialização em Práticas Curatoriais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi editora de Cultura do Metro Jornal e sub-editora de cultura no Jornal do Comércio, ambos de Porto Alegre. É curadora e gestora da Cinemateca Paulo Amorim, instituição da Secretaria da Cultura do RS que reúne três salas de cinema de arte localizadas na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. É vice-presidente da Associação de Críticos de Cinema do RS (Accirs) e integrante também da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), com artigos em livros publicados pelas duas entidades. Integra comissões de seleção de editais para o audiovisual e mostras de cinema e também participa, como jurada e curadora, de festivais de cinema do RS e no Brasil.
-
Aula 8: Pós Produção e Montagem - do delivery ao trailer
O objetivo da aula é conhecer e entender a importância dos processos de pós-produção na distribuição de filmes a partir da escolha da abordagem na criação dos conteúdos de uma campanha. Para isso, buscamos estabelecer um diálogo entre a área técnica (pós-produção) e a criativa (conteúdo e montagem de peças), além de apresentar os principais conceitos específicos da pós-produção e montagem.
Guilherme Prado e Jill GillespieGuilherme Prado: comunicador multimídia e editor audiovisual formado em Jornalismo pela PUC-SP e com especialização em montagem para cinema pela EBAC. Hoje é Coordenador de Montagem e Pós-Produção na Vitrine Filmes e também trabalha como editor de trailers, videoclipes, campanhas publicitárias e coberturas de eventos. Atuou como Coordenador de Vídeo On Demand e Assistente de Pós-Produção na O2 Filmes, e como Repórter de Cultura nos portais Catraca Livre e iG.
Jill Gillespie: diretora, pós-produtora, editora e roteirista, tendo atuado em todas as etapas de produção audiovisual, do desenvolvimento à pós-produção. Começou sua carreira escrevendo para os canais “Pipocando” e “Bunka Pop” no YouTube – disto, sua trajetória passa pela agência de publicidade Fósforo Filmes, a casa de edição Olho de Coruja e a distribuidora e produtora Sato Company. Atualmente, atua como Pós-Produtora na Vitrine Filmes, e toca projetos audiovisuais paralelos – no momento está na fase de montagem de seu primeiro longa-metragem, onde também assina co-direção, pelas produtoras Mico-Leão Rosado e Barra3 Filmes.
-
Aula 9: Planejamento de Marketing 1 - elaboração de campanha
Apresentação do processo de desenvolvimento do pensamento estratégico para a criação de uma campanha de distribuição de longas metragens. A aula terá a exposição de múltiplas ações de marketing, trazendo exemplos de anúncios off-line, on-line, eventos, peças promocionais, pautas para assessoria de imprensa, relações com parceiros e afins.
Elzie BarbosaFormada em Relações Públicas pela FCL e pós-graduada em Gestão de Comunicação e Marketing pela USP, está há quase 10 anos no mercado de entretenimento atuando nas equipes de marketing. Em sua carreira no audiovisual já passou pela Imovision, Paris Filmes e California Filmes. Hoje é gerente de marketing da Vitrine Filmes.
-
Aula 10: Planejamento de Marketing 2 - digital
A aula vai trazer um panorama do uso das marketing digital no cinema com o objetivo de dialogar diferentes públicos.
1 – Marketing digital para diferentes agentes do audiovisual (realizadores de curtas-metragens, produtoras de cinemas, distribuidoras e para longa-metragem)
2 – Processo criativo e diálogo com audiência.
3 – Tendência de conteúdos de redes sociais. (edits, reacts, cultura de fã).
4 – Análise de redes (Vitrine Filmes, filme recente, perfil de edits)
Zé AgripinoFormado em Audiovisual pelo Centro Universitário Senac. Mais de 10 anos de experiência como estrategista de comunicação digital para cinema. Participou do Berlinale Talents 2015, uma residência do Festival Internacional de Cinema de Berlim, onde desenvolveu conhecimentos sobre distribuição e marketing para cinema. E do EAVE Marketing Workshop 2016, um workshop realizado em Luxemburgo pelo programa European Audiovisual Entrepreneurs, com foco em aprimorar conhecimentos e ferramentas para profissionais de marketing do mercado audiovisual. Em 2018 foi um dos selecionados do LOCARNO ACADEMY São Paulo. Trabalhou na SOFA DIGITAL, administrando campanhas de anúncio para divulgação de filmes nas plataformas de TVOD. Foi professor em várias formações com foco em Marketing e desenho de audiência, incluindo Mostra de Cinema de Tiradentes, Cinesesc e Academia Internacional de Cinema.
-
Aula 11: Assessoria de Imprensa
O objetivo da aula é compartilhar os conhecimentos na estratégia de assessoria de imprensa para lançamentos de filmes, assim como desenho de plano de mídia, exclusividade de materiais de campanha, entrevistas, produção de cabines e coletivas de imprensa com os realizadores.
Claudia BelémRelações públicas de arte e entretenimento desde 2000. Atualmente dirige a Atomica Lab, uma agência de RP e marketing de influência. Repórter e editora do jornal O Globo (Rio), onde trabalhou por 13 anos. Depois disso, mudou seu foco para relações públicas. Esteve à frente de equipes de RP de grandes projetos, instituições e marcas, trabalhando para Amazon Prime Video, Amazon Music, Walt Disney Pictures, Paramount, Orquestra Sinfônica Brasileira, Museu do Amanhã, Canal Viva, GNT, HBO, Sony Music, Globo Filmes e Cinemark. Desde 2000, atua também para clientes do terceiro setor e de causas. Formada em Jornalismo (Universidade Federal do Rio de Janeiro), especialista em Gestão do Conhecimento (CRIE/UFRJ) e mestre em Engenharia de Produção pela Coppe/UFRJ. Sua área de estudo é Humanidades Digitais. Também é professora da ESPM na pós-graduação e na graduação.
-
Aula 12: Design no Cinema no Cinema - identidade visual e elaboração de peças gráficas
Apresentação dos fundamentos da comunicação visual no campo da distribuição, bem como rotina e papel do designer no intercâmbio criativo com demais áreas de marketing. Abordaremos também as principais questões técnicas e conceituais que compõem o processo de criação de materiais – digitais e físicos – para as campanhas de lançamento de novos produtos audiovisuais.
Felipe Padija e Beatriz CarvalhoFelipe Padija: Formado em Comunicação Visual, Felipe possui experiência de mais de 10 anos atuando como designer Multidisciplinar, sendo 5 anos específicos no mercado audiovisual. Já foi Coordenador da área de criação da Paris Filmes, sendo responsável pela comunicação visual de projetos como as franquias “Jogos Vorazes”, “John Wick”, “Jogos Mortais” e títulos nacionais como, “Turma da Mônica” e “Marighella”. Atualmente é Diretor de Arte na Vitrine Filmes.
Beatriz Carvalho: designer multidisciplinar e artista visual formada em Design Gráfico pelo Centro Universitário Senac, com 7 anos de atuação no mercado de publicidade e audiovisual. Possui um trabalho voltado ao design social ligado à música e entretenimento há quatro anos. Neste tempo, atuou em projetos de artistas como Rincon Sapiência, Rico Dalasam e Indy Naíse. Além disso, já colaborou com clientes como Netflix, Boogie Naipe, entre outros. Atualmente, é Diretora de Arte na Vitrine Filmes e tem seu trabalho autoral direcionado à colagem digital e à pesquisa sobre a cultura afro-brasileira.