O Vitrine Lab é um curso livre sobre distribuição cinematográfica voltado para a capacitação de estudantes e profissionais que buscam uma carreira executiva no audiovisual.
A quarta edição do Vitrine Lab conta com 12 aulas modulares online que acontecerão entre os meses de junho e julho de 2023, às segundas, quartas e sextas, das 19h às 21h.
Após o término das aulas teóricas, abriremos até três vagas para o processo seletivo do módulo prático, que consiste uma experiência junto aos times de marketing e programação da Vitrine Filmes durante três meses durante o ano de 2023.
Em uma parceria com o Projeto Paradiso, o Vitrine Lab será responsável por indicar um participante para o São Paulo Locarno Industry Academy, workshop de formação para profissionais das áreas de distribuição, vendas, marketing, exibição e programação que acontecerá em São Paulo durante o BrLab 2023.
A realização do curso é financiada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, através do Programa de Ação Cultural (#ProAC2022).
Confira abaixo mais informações sobre o Vitrine Lab – 4ª Edição.
-
Lote 1 (promocional, vagas limitadas) - ENCERRADO
R$ 841,00
-
Lote 2 (vagas limitadas) - ENCERRADO
R$ 990,00
Inscrições às bolsas encerradas
Inscrições encerradas em 31/05
Plano de Aulas
-
Aula 1: Princípios do Mercado Cinematográfico
Discussão sobre as oportunidades no mercado audiovisual nacional e internacional, do ponto de vista da distribuição e exibição de conteúdo. A partir da análise de dados estatísticos e características desse segmento, a aula apresenta aspectos da distribuição para cinema, televisão e novas mídias, proporcionando a identificação de gargalos e potenciais nichos de atuação.
Felipe LopesMestre em Cinema e Audiovisual pela UFF, e com especialização em Gestão Empresarial e Marketing pela ESPM, Felipe Lopes atua há mais de quinze anos no mercado audiovisual, passando pelas áreas de produção, distribuição, festivais e gestão pública. Atualmente é sócio-diretor da Vitrine / Manequim Filmes e também presidente da ANDAI – Associação Nacional dos Distribuidores do Audiovisual Independente. Dentre seus principais lançamentos estão “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, e “Druk – Mais uma Rodada”, de Thomas Vinterberg.
-
Aula 2: Políticas Públicas do Audiovisual
O mercado de cinema e audiovisual vive um dos momentos de transformação mais significativos de sua história e apresenta novos desafios para as políticas públicas. O laboratório irá destacar a importância da relação entre Estado e o cinema e audiovisual ao longo dos anos e os processos de institucionalização do setor no Brasil. Teremos com objetivo compreender as continuidades e rupturas nas políticas públicas para o cinema e audiovisual no país e suas incidências éticas e estéticas.
Lia BahiaProfessora e pesquisadora do curso de cinema e vídeo da UFF. Estuda economia política do cinema e do audiovisual, com foco nas políticas públicas. Trabalhou na gestão pública com políticas de fomento, formação e difusão, escreveu o livro “Discursos, políticas e ações: processos de industrialização do campo cinematográfico brasileiro” e foi coordenadora do GT de Distribuição/Circulação do Fórum de Tiradentes.
-
Aula 3: Estratégias de Distribuição de Impacto
Discussão sobre as estratégias de distribuição cinematográfica com foco em impacto social, considerando que obras audiovisuais podem contribuir para a construção de ações de transformação para além do campo do cinema. Ao definir estratégias alternativas de distribuição que potencializam o compromisso social com as questões abordadas nas narrativas, a distribuição de impacto visa afetar diretamente as estruturas da sociedade por meio de debates, conversas, acesso a indivíduos e/ou grupos sociais diversos, reelaboração e construção de políticas públicas, questionando a política de convivência nas telas e na sociedade, além dos paradigmas do mercado audiovisual.
Anna AndradeRealizadora, produtora e distribuidora audiovisual, especialista em Gestão de Projetos e fundadora da Tarrafa Produtora, produtora independente, feminina e negra, localizada no Recife (PE). É Conselheira da APAN, participou do Locarno Industry Academy 2020 e tem 9 anos de experiência em planejamento e estratégia de distribuição de curtas e longas-metragens.
-
Aula 4: Processos de Desenvolvimento, Produção e Lançamento: a relação entre distribuidores e produtores
Exposição comentada sobre as dinâmicas existentes na relação entre distribuidoras e produtoras dentro do ecossistema audiovisual, reforçando a importância e a necessidade de diálogo entre os elos da cadeia desde o início do projeto, o que permite o estabelecimento de uma relação de cumplicidade e troca. A aula abordará as estratégias dessas parcerias, detalhando os planejamentos de lançamentos, desenho de audiência e modelos de negociação das obras.
Letícia FriedrichProdutora e distribuidora. Em sua atuação como produtora, produziu os premiados curtas “Chão de Fábrica”, de Nina Kopko e “Até a China”, de Marão, os longas “Amor, Plástico e Barulho”, de Renata Pinheiro e “Libelu – Abaixo a Ditadura”, de Diógenes Muniz. Como distribuidora coordenou o lançamento de mais de 10 longas, entre eles “Carro Rei”, “Raia 4”e “Legalidade”.
-
Aula 5: Aspectos Contratuais, Modelos de Negócio e Viabilidade Econômica na Distribuição
Apresentação dos aspectos negociais fundamentais da atividade de distribuição. Considerando o contexto brasileiro, discutiremos conceitos básicos relacionados à comercialização de uma obra, incluindo o escopo de trabalho de produtores e distribuidores, bem como as ferramentas para a análise de propostas comerciais, levando em consideração os eixos de negociação para veiculação de obras em território nacional. Também apresentaremos o fluxo de receitas na cadeia, que envolve todas as janelas de exibição, e os modelos de negócios vigentes no mercado, visando a viabilidade econômica do projeto e a rentabilidade de lançamentos de pequeno e médio porte.
Amanda KadobayashiProdutora e distribuidora audiovisual. É uma das idealizadoras do “Vitrine Lab”, e esteve envolvida na distribuição de títulos como “Druk” e “A Vida Invisível”. Trabalhou na produção de curtas e longas metragens, como “Benzinho” (Sundance 2018) e “Amigo Secreto” (Havana 2022). Foi selecionada para o Locarno U30, e participou de diversos festivais e eventos de mercado no Brasil, América Latina e Europa.
Tânia PintaCineasta formada pela UFF, pós-graduada em Gestão Cultural e em Marketing Estratégico. Foi Coordenadora de Investimentos na RioFilme, atuando no Programa de Fomento ‘Retomada do Audiovisual Carioca’ e liderando a Rio Film Commission. Com passagens pela Sec. de Estado de Cultura – RJ e ANCINE, é Gerente de Negócios da Vitrine Filmes.
-
Aula 6: Controladoria e Prestação de Contas
Essa aula apresenta a visão da gestão e controle financeiro dentro do audiovisual e a importância desse conhecimento para que a controladoria esteja mais próxima das outras áreas atuantes em uma empresa distribuidora. O objetivo é melhorar a comunicação e otimizar os processos de trabalho, além de familiarizar os alunos aos processos envolvidos na realização de uma prestação de contas, explicitando a importância da finalização de um projeto de forma correta.
Rafaela SilvaFormada em Administração de Empresas, com MBA em Controladoria, possui mais de 20 anos de experiência na área financeira do mercado audiovisual, atuando na gestão financeira e controller de empresas e projetos. Possui vasta vivência em prestação de contas e acompanhamento de todas as etapas que envolvem a realização de um projeto audiovisual, experiência que adquiriu em grandes produtoras e distribuidoras do mercado. Atualmente, é Diretora Financeira na Vitrine Filmes, e professora e coordenadora do Curso de Produção Executiva na Academia Internacional de Cinema.
-
Aula 7: Desenho de Circuito e Parque Exibidor Brasileiro
A aula apresenta dados atuais do mercado cinematográfico brasileiro nos últimos anos, além de expor o planejamento do circuito e a negociação com o parque exibidor para o lançamento de diferentes títulos nas salas de cinema.
Elaine VegnaduzziGraduada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e discente de pós-graduação em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado no Senac. No mercado audiovisual desde 2018, atua como Coordenadora de Programação da Vitrine/Manequim Filmes, sendo responsável pela negociação comercial com o parque exibidor para a programação dos filmes nas salas de cinema de todo o Brasil.
-
Aula 8: Planejamento de Marketing 1: elaboração de campanha
Apresentação do processo criativo para desenvolvimento do pensamento estratégico para a criação de uma campanha de distribuição de longas metragens. A aula terá a exposição de múltiplas ações de marketing, trazendo exemplos de anúncios off-line, on-line, eventos, peças promocionais, pautas para assessoria de imprensa, relações com parceiros e afins.
Elzie BarbosaFormada em Relações Públicas pela FCL e pós-graduada em Gestão de Comunicação e Marketing pela USP, está há quase 10 anos no mercado de entretenimento atuando nas equipes de marketing. Em sua carreira no audiovisual, já passou pela Imovision, Paris Filmes e California Filmes. Hoje é gerente de marketing da Vitrine Filmes.
-
Aula 9: Planejamento de Marketing 2: Digital
Apresentação da visão geral do papel da mídia digital no lançamento de filmes brasileiros independentes em salas comerciais. Especificamente, como planejar, gerenciar e executar campanhas nas principais plataformas com foco em vídeo – Meta, Google e TikTok. Serão abordados temas como: a criação de conteúdo e o planejamento estratégico para potencializar a presença das produções audiovisuais nas redes sociais, que pode ser convertida em uma comunicação assertiva com o público-alvo e que impacta diretamente os números de bilheteria.
Heitor Leal MachadoBacharel em Cinema pela UNESA (2011), especialista em Produção Executiva e Gestão de Televisão pela FAAP (2014) e Mestre (2016) e Doutor (2021) em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Além de atuar com ensino, pesquisa e extensão, com diferentes artigos e capítulos de livros publicados sobre narrativas ficcionais seriadas, televisão e mídia-educação, é atualmente gerente de lançamentos na Vitrine Filmes.
-
Aula 10: Design no Cinema: identidade visual e elaboração de peças gráficas
Apresentação dos fundamentos da linguagem e comunicação visual dentro da distribuição, o que facilita a criação de mensagens visuais de materiais gráficos – digitais ou físicos- que fazem parte das campanhas de lançamento de novos produtos audiovisuais. Abordaremos a importância de conhecer o público-alvo e de atender às necessidades das empresas envolvidas no lançamento comercial dos filmes em questão.
Maiara SipoliCoordenadora de Criação da Vitrine Filmes e professora do curso Técnico de Multimídia do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, Maiara é Designer Multidisciplinar e Artista Visual. É formada em Produção Audiovisual (Etec Jornalista Roberto Marinho), Design Gráfico (Méliès Faculdade Criativa) e Pós-Graduada em UX Design (Universidade Anhembi Morumbi). Atua há 10 anos no mercado de Cinema e Publicidade e tem seu trabalho autoral com foco em arte de colagem, digital e manual. Para conhecer mais: www.maiarasipoli.com e www.instagram.com/maisipoli_art.
-
Aula 11: Pós Produção e Montagem: do delivery ao trailer
O objetivo da aula é conhecer e entender a importância dos processos de pós-produção na distribuição de filmes a partir da escolha da abordagem na criação dos conteúdos de uma campanha. Para isso, buscamos estabelecer um diálogo entre a área técnica (pós-produção) e a criativa (conteúdo e montagem de peças), além de apresentar os principais conceitos específicos da pós-produção e montagem.
Eduardo VasconcelosFormado em cinema pela FAAP, atua na área de montagem e pós-produção desde 2016. Iniciou sua carreira como assistente de montagem na série “Carcereiros”, exibido na TV Globo. Entre 2019 e 2021, atuou como coordenador de pós-produção e montagem na Vitrine Filmes, trabalhando em projetos como “Bacurau”, “A Vida Invisível”, “Pacarrete”, entre outros. Desde 2021 atua como montador, tendo trabalhado na série “How To Be A Carioca”, da plataforma Star+ e dirigida por Carlos Saldanha, Joana Mariani e René Sampaio e “Meu Sangue Ferve Por Você”, cinebiografia de Sidney Magal dirigida pelo indicado ao Oscar® Paulo Machline. Atualmente, trabalha como montador na série “Impuros”, da Star+.
Marina KosaAtua no mercado audiovisual há mais de 10 anos. Com passagem pela Gullane Filmes e Vitrine Filmes, onde inaugurou o departamento de montagem e pós-produção da distribuidora, hoje está à frente da Tanto Produções, empresa especializada na produção de peças promocionais para o lançamento de conteúdos audiovisuais. Fez parte da campanha do lançamento de mais de 80 longas de diferentes distribuidoras, dentre eles “Bacurau”, “A Vida Invisível” e “Triângulo da Tristeza”. É co-fundadora e criadora de conteúdo da @tantocinema, plataforma voltada para informações, notícias e oportunidades sobre a indústria audiovisual. Em 2021, participou do Berlinale Talents e do Locarno Industry Academy, programas de talentos dos festivais de Berlim e Locarno. Recentemente, começou a montar longas-metragens, tendo participado de projetos de diretores como Johnny Massaro, Bruno Barreto e Anna Muylaert.
-
Aula 12: Assessoria de Imprensa
O objetivo da aula é compartilhar os conhecimentos na estratégia de assessoria de imprensa para lançamentos de filmes, assim como desenho de plano de mídia, exclusividade de materiais de campanha, entrevistas, produção de cabines e coletivas de imprensa com os realizadores.
Cláudia BelémCláudia trabalha com assessoria de imprensa para artes e entretenimento desde 2000, tendo sido sócia das agências Approach e Febre. Hoje, lidera a Agência de Comunicação Atômica. Foi repórter e editora do jornal O Globo, onde trabalhou durante 13 anos. Depois disso, redirecionou seu foco para as Relações Públicas. Foi responsável pela RP de grandes projetos, instituições e marcas como Paramount, Museu Nacional de Belas Artes, Orquestra Sinfônica Brasileira, Canal Viva, GNT, HBO, Sony Music, Globo Filmes e Cinemark. É formada em Jornalismo pela UFRJ, mestre em Engenharia de Produção (Coppe/UFRJ) e pesquisadora associada dos Laboratórios de Tecnologias, Diálogos e Sites (LTDS). Sua área de estudo é Ativismo de Dados e também é professora da ESPM-RJ.
Parceiros e Apoiadores
-
O Projeto Paradiso, instituição filantrópica de apoio ao audiovisual brasileiro, dá continuidade ao seu apoio ao Vitrine Lab oferecendo 5 bolsas de estudos integrais e ajuda de custo de R$500 para candidatos selecionados pela distribuidora.
Além disso, um aluno do Vitrine Lab será selecionado para participar da edição deste ano do São Paulo Industry Academy, programa ligado ao Festival de Locarno que forma jovens profissionais que atuam nas áreas de distribuição, vendas, marketing cinematográfico, exibição e programação. O aluno selecionado para o Industry Academy também passará a integrar a Rede de Talentos do Projeto Paradiso.
-
O Vitrine Lab 2023 é um projeto contemplado no Edital 28/2022 de Apoio Formação em Arte e Cultura / Realização de Curso, Oficina ou Seminário do ProAC.
O apoio do ProAC viabilizou a disponibilização de bolsas de estudo integrais e ajuda de custo para 25 participantes do Vitrine Lab.
-
A Cardume é um portal de filmes brasileiros de curta e média-metragem que surgiu como uma ideia para difundir, fomentar e internacionalizar o audiovisual independente brasileiro.
Além de retornar boa parte da verba arrecadada com as assinaturas para es produtores dos filmes, a plataforma também promove ações de fomento, formação e impulsionamento do audiovisual nacional.
Quer ter acesso aos melhores e mais premiados curtas-metragens brasileiros e ainda nos ajudar a fomentar o cinema independente brasileiro?