Cronograma de aulas

Cada aula será ministrada por um profissional especialista ou de notório saber, que compartilhará com a turma suas vivências e conhecimentos sobre sua área de atuação. Em um formato à distância, as aulas acontecerão ao longo de quatro semanas entre os meses de junho e julho de 2022, através de videoconferência. O conteúdo apresentado contemplará estudos de casos, experiências adquiridas, cotidiano de trabalho e reflexões sobre o passado vs. futuro do mercado.

AULA 01 (20/06) - Princípios do mercado cinematográfico: cadeia de valor

Discutir oportunidades no mercado audiovisual nacional e internacional, do ponto de vista da distribuição e exibição de conteúdo. A partir da análise de dados estatísticos e características desse segmento, apresentaremos aspectos da distribuição para cinema, televisão e VOD (video on demand), proporcionando a identificação de gargalos e potenciais nichos de atuação.

Professor:

Felipe Lopes
Mestre em Cinema pela UFF e com especialização em Gestão Empresarial e Marketing pela ESPM, Felipe Lopes atua há mais de dez anos no mercado audiovisual, passando pelas áreas de produção, distribuição, festivais e gestão pública. Atualmente é sócio-diretor da Vitrine Filmes e também presidente da ANDAI – Associação Nacional dos Distribuidores do Audiovisual Independente.

AULA 02 (22/06) - Da Curadoria ao planejamento de distribuição

Esta aula será uma troca pautada na atuação integrada e implicada da distribuição no ecossistema do audiovisual, detalhando os processos curatoriais, comunicacionais e midiáticos das campanhas de distribuição e quais saberes artísticos, afetivos, tecnológicos e mercadológicos atuam nos lançamentos comerciais dos filmes.

Professora:

Talita Arruda
Talita Arruda é distribuidora, pesquisadora e curadora. Apaixonada por aprender e trocar conhecimentos sobre democratização do acesso, práticas curatoriais emancipatórias e estratégias de comunicação com os públicos. Atua pela Fistaile, empresa de consultoria de distribuição, curadoria e desenho de audiência.

 

AULA 03 (24/06) - Desenho de Circuito e Parque Exibidor Brasileiro

A partir da introdução da situação pré-pandemia do parque exibidor brasileiro, com paralelos para a situação atual do mercado: número de salas, principais players, conteúdos programados (filmes nacionais vs filmes estrangeiros), esta aula busca introduzir os desafios de programar filmes nacionais e independentes e apresentar elementos básicos da negociação entre exibidores/distribuidores.

Professora:

Elaine Vegnaduzzi

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e cursando pós-graduação em Gestão Cultural: cultura, desenvolvimento e mercado, no Senac,  atuo no mercado audiovisual desde 2018 quando iniciei na ETC Filmes, laboratório  de pós-produção, como  Coordenadora de Atendimento ao Cliente, responsável por uma vasta cartela de clientes, entre distribuidoras e produtoras audiovisuais. Ingressei na Vitrine Filmes em 2019, como assistente de programação, assumindo a Coordenação do departamento em março de 2022.

AULA 04 (27/06) - Políticas Públicas do Cinema Brasileiro

Esta aula busca destrinchar o papel da Ancine no mercado do cinema brasileiro e a importância da sua funcionalidade para o crescimento do mesmo. Devem ser apresentados dados de investimento público, retorno para o país, principais políticas públicas de fomento e regulação dos últimos anos e seus respectivos resultados. Além disso, a aula também aborda os conceitos gerais/básicos de política pública: o que é? Como funciona? De onde veio e para onde está indo?

Professor:

Bernardo Lessa

Graduado com láurea em Cinema (UFPE) e com pós-graduação em Gestão de Negócios (FAAP), já trabalhou nas áreas de produção, distribuição e exibição. Passou pelo Canal Futura, Cinema da Fundação e atuou diretamente nas políticas públicas culturais. Atualmente é Coordenador de Negócios na Vitrine Filmes e um dos idealizadores do Vitrine Lab.

AULA 05 (29/06) - Planejamento de Marketing: campanha e pensamento comercial de um filme

O objetivo da aula é apresentar de forma macro as etapas do marketing na elaboração de materiais de campanha de lançamento destacando suas etapas do início ao fim, desde assistir ao filme, debater a temática, criar identidade visual, planejar estratégias e pensar na campanha de distribuição.

Professora:

Elzie Barbosa
Formada em Relações Públicas pela FCL e pós-graduada em Gestão de Comunicação e Marketing pela USP, está há 8 anos no mercado de entretenimento como planner de marketing. Em sua carreira já passou pela Imovision, Paris Filmes e California Filmes. Hoje é gerente de marketing da Vitrine Filmes.

AULA 06 (01/07) - Design no Cinema: Identidade visual e pensamento nas peças gráficas

O objetivo da aula é apresentar as etapas de elaboração dos materiais de campanha para o lançamento de produções audiovisuais, o que envolve não só assistir ao filme, mas debater a temática e criar uma identidade visual correspondente à obra.

Professora:

Maiara Sipoli

Maiara Sipoli é designer multidisciplinar com skills em design gráfico, social media e motion graphics. Atua há 9 anos no mercado de cinema e publicidade, formada em Produção Audiovisual (Etec Jornalista Roberto Marinho), Design Gráfico (Méliès Faculdade Criativa) e Pós-Graduada em UX Design (Universidade Anhembi Morumbi). Atualmente coordena a área de criação da Vitrine Filmes. Seu trabalho autoral é com arte de colagem, digital e manual. Para conhecer mais: www.maiarasipoli.com.

AULA 07 (04/07) - Marketing Digital: redes sociais, mídia paga e engajamento digital

O objetivo da aula é apresentar os conceitos básicos de Marketing Digital e discutir os processos que envolvem a campanha de lançamento de filmes a partir de duas frentes agregadas: Conteúdo e Mídia. Na primeira parte, abordaremos a criação de conteúdo e, na segunda, o planejamento estratégico, cuja função é potencializar a presença das produções audiovisuais nas mídias digitais.

Professores:

Delles Sassi

Graduada em Cinema e Audiovisual pela AESO Barros Melo (2019). Durante o curso, foi estagiária no site de crítica especializada Cinema Escrito (2018-2019), e também teve um artigo científico publicado na Revista Mnemocine em maio de 2019, além da experiência em set de filmagens e exposições artísticas. Atualmente, é curadora do Concurso de Roteiro de Curtas-metragens no ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual (edição 2021 e 2022), e incorpora o time de marketing como social media da Vitrine e Manequim Filmes.

Heitor Leal Machado
Heitor é Bacharel em Cinema pela UNESA (2011), especialista em Produção Executiva e Gestão de Televisão pela FAAP (2014) e Mestre (2016) e Doutor (2021) em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Além de atuar com ensino, pesquisa e extensão, com diferentes artigos e capítulos de livros publicados sobre narrativas ficcionais seriadas, televisão e mídia-educação, é também analista de estratégia de mídias digitais na Vitrine Filmes.

AULA 08 (06/07) - Pós-produção e Montagem: do delivery ao trailer

Conhecer e entender a importância dos processos de pós-produção na distribuição de um filme. Compreender a escolha da abordagem na criação dos conteúdos de uma campanha. Entender o diálogo entre as duas áreas: a técnica (pós-produção) e a criativa (conteúdo e montagem de peças).

Professores:

Marina Kosa

Marina é formada em Cinema pela FAAP e iniciou sua carreira na área de montagem e pós-produção da Gullane Filmes, tendo participado da produção de filmes como “Que Horas Ela Volta” e “Bingo – O Rei das Manhãs”. Em 2017, ingressou na Vitrine Filmes, onde inaugurou o departamento de montagem e pós-produção da distribuidora. Em 2019, fundou a Tanto Produções, empresa especializada na produção de peças promocionais para o lançamento de conteúdos audiovisuais.

Eduardo Vasconcelos

Eduardo Pires Vasconcelos é formado em cinema pela FAAP e atua na área de montagem e pós-produção desde 2016. Iniciou sua carreira como assistente de montagem na série “Carcereiros”, uma coprodução Gullane Filmes e Spray Filmes, e exibido na TV Globo. Trabalha como colaborador da Tanto Produções e, entre 2019 e 2021, atuou como coordenador de pós-produção e montagem na Vitrine Filmes, trabalhando em projetos como “Bacurau”, “A Vida Invisível”, “Pacarrete”, entre outros.

AULA 09 (08/07) - Mostras, Festivais, Laboratórios e Mercados: caminhos para a construção de carreira de um filme

O objetivo desta aula é apresentar o mapa atual dos festivais, mostras, laboratórios e mercados de cinema no Brasil e ao redor do mundo, destacando suas importâncias para construção da carreira de um profissional, dos filmes e do mercado de cinema como um todo.

Professor:

Eduardo Valente

Cineasta, crítico e programador de cinema, trabalhando desde 2016 como delegado do Festival de Berlim no Brasil. Também é membro do comitê de seleção do Olhar de Cinema, festival que acontece em Curitiba. Dirigiu três curtas e um longa-metragem, todos exibidos no Festival de Cannes; trabalhou como assessor internacional na ANCINE; e foi editor de duas revistas online de crítica de cinema, Contracampo e Cinética.

AULA 10 (11/07) - Assessoria de Imprensa para Filmes: estratégias para alcançar sua exclusiva

Compartilhar conhecimentos na estratégia de assessoria de imprensa para lançamentos de filmes, assim como desenho de plano de mídia, exclusividade de materiais de campanha, entrevistas, produção de cabines e coletivas de imprensa com os realizadores.

Professora:

Cláudia Belém

Cláudia Belém trabalha com assessoria de imprensa para artes e entretenimento desde 2000, tendo sido parceira das agências Approach e Febre. Hoje, lidera a Agência de Comunicação Atômica. Foi repórter e editora do jornal O Globo, onde trabalhou durante 13 anos. Depois disso, redirecionou seu foco para as Relações Públicas. Foi responsável pela RP de grandes projetos, instituições e marcas como Walt Disney, Paramount, Museu Nacional de Belas Artes, Orquestra Sinfônica Brasileira, Canal Viva, GNT, HBO, Sony Music, Globo Filmes e Cinemark. É formada em Jornalismo pela UFRJ, mestranda em Engenharia de Produção (Coppe/UFRJ) e pesquisadora associada dos Laboratórios de Tecnologias, Diálogos e Sites (LTDS). Sua área de estudo é Ativismo de Dados e também é professora da ESPM.

AULA 11 (13/07) - Aspectos contratuais, modelos de negócio e viabilidade econômica na distribuição

A aula deverá introduzir os alunos aos principais aspectos negociais da atividade de distribuição. O objetivo da aula será apresentar conceitos básicos relacionados aos direitos da obra a ser comercializada e ferramentas para a análise e negociação de contratos de distribuição e licenciamento, além de apresentar o fluxo de receitas nas diversas janelas de comercialização e os modelos de negócios visando a viabilidade econômica do projeto e a rentabilidade do lançamento em salas de cinema e nas demais janelas.

Professoras:

Amanda Kadobayashi

Produtora e distribuidora audiovisual. Graduada em Cinema pela UFF, trabalha atualmente como coordenadora geral de conteúdo na Vitrine Filmes. Também esteve envolvida na produção dos longas Benzinho, de Gustavo Pizzi, e Pendular, de Julia Murat. É uma das idealizadoras do Vitrine Lab.

Tânia Pinta

Cineasta formada pela UFF, pós-graduada em Gestão Cultural e em Marketing Estratégico. Foi Coordenadora de Investimentos na RioFilme, liderando a Rio Film Commission. Com passagens pela Sec. de Estado de Cultura – RJ e ANCINE, hoje é Gerente de Negócios da Vitrine Filmes.

AULA 12 (15/07) - Controladoria e Prestação de Contas

Esta aula tem o objetivo de apresentar a visão do departamento financeiro dentro da distribuição, partindo de conceitos introdutórios da controladoria à prestação de contas. Neste encontro será ressaltada a importância do pensamento no modelo de negócios do conteúdo audiovisual, trazendo de volta questões abordadas nas aulas de negócios e princípios da cadeia de valor.

Professora:

Rafaela Silva
Formada em Administração de Empresas, com MBA em Controladoria, com 20 anos de experiência na área financeira no mercado audiovisual, atuando tanto na gestão financeira e controladoria das empresas e projetos, quanto em prestação de contas. Atualmente como Diretora Financeira na Vitrine Filmes. Trabalhou nas empresas Imagem Filmes, Paris Filmes e outras produtoras do mercado.