Cronograma de aulas

Cada aula será ministrada por um profissional especialista ou de notório saber, que compartilhará com a turma suas vivências e conhecimentos sobre sua área de atuação. Em um formato à distância, as aulas acontecerão ao longo de cinco semanas entre os meses de setembro e outubro de 2021, através de videoconferência. O conteúdo apresentado contemplará estudos de casos, experiências adquiridas, cotidiano de trabalho e reflexões sobre o passado vs. futuro do mercado.

AULA 01 (20/09) - Princípios do mercado cinematográfico: cadeia de valor;

Discutir oportunidades no mercado audiovisual nacional e internacional, do ponto de vista da distribuição e exibição de conteúdo. A partir da análise de dados estatísticos e características desse segmento, apresentaremos aspectos da distribuição para cinema, televisão e VOD (video on demand), proporcionando a identificação de gargalos e potenciais nichos de atuação.

Professor: Felipe Lopes
Mestre em Cinema pela UFF e com especialização em Gestão Empresarial e Marketing pela ESPM, Felipe Lopes atua há mais de dez anos no mercado audiovisual, passando pelas áreas de produção, distribuição, festivais e gestão pública. Atualmente é sócio-diretor da Vitrine Filmes e também presidente da ANDAI – Associação Nacional dos Distribuidores do Audiovisual Independente.

AULA 02 (22/09) - Curadoria e planejamento de distribuição

Esta aula será uma troca pautada na atuação integrada e implicada da Distribuição no ecossistema do audiovisual, detalhando os processos curatoriais, comunicacionais e midiáticos das campanhas de distribuição e quais saberes artísticos, afetivos, tecnológicos e mercadológicos atuam nos lançamentos comerciais dos filmes.

Professora: Letícia Santinon
Curadora audiovisual e mestranda em comunicação pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Programou as salas de cinema do Centro Cultural São Paulo e integrou a Comissão de Curadoria de Cinema do Circuito Municipal de Cultura de São Paulo. Foi gerente de difusão na Spcine e atualmente é gerente de projetos na Vitrine Filmes.

 

AULA 03 (27/09) - Políticas públicas do cinema brasileiro

Esta aula busca destrinchar o papel da Ancine no mercado do cinema brasileiro e a importância da sua funcionalidade para o crescimento do mesmo. Devem ser apresentados dados de investimento público, retorno para o país, principais políticas públicas de fomento e regulação dos últimos anos e seus respectivos resultados. Além disso, a aula também aborda os conceitos gerais/básicos de política pública: o que é? Como funciona? De onde veio e para onde está indo?

Professor: Bernardo Lessa
Bernardo trabalha há mais de 5 anos no mercado de audiovisual, é formado com láurea em Cinema e Audiovisual (UFPE) e cursa pós-graduação em Gestão de Negócios Audiovisuais (FAAP). Iniciou sua história no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco e atualmente reside em São Paulo, trabalha na Vitrine Filmes como Coordenador de Negócios e Relações Institucionais. Em 2021, foi o único da América Latina, dentre os 8 selecionados do mundo, para o programa de jovens talentos do Festival de Cinema de Locarno.

 

AULA 04 (29/09) - Parque exibidor brasileiro e desenho de circuito

A partir da introdução da situação pré-pandemia do parque exibidor brasileiro, com paralelos para a situação atual do mercado: número de salas, principais players, conteúdos programados (filmes nacionais vs filmes estrangeiros), esta aula busca introduzir os desafios de programar filmes nacionais e independentes e apresentar elementos básicos da negociação entre exibidores/distribuidores.

Professora: Tamara Ganhito
Graduada em História pela FFLCH/USP, Tamara começou a trabalhar com audiovisual em 2015, quando colaborou para o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo como assistente de produção de filmes e coordenadora de catálogo. Em agosto de 2018, ingressou na Vitrine Filmes como assistente de programação e, desde agosto de 2019 atua como Coordenadora de Programação nesta mesma distribuidora.

AULA 05 (04/10) - Planejamento de marketing na distribuição

O objetivo da aula é apresentar de forma macro as etapas do marketing na elaboração de materiais de campanha de lançamento destacando suas etapas do início ao fim, desde assistir ao filme, debater a temática, criar identidade visual, planejar estratégias e pensar na campanha de distribuição.

Professoras: Lívia Donadeli e Maiara Sipoli
Lívia é formada em jornalismo, com quatro anos de experiência em assessorias de imprensa e um ano como redatora e produtora de conteúdos dentro de agências de comunicação. Há três anos a frente da área de marketing como coordenadora na Vitrine Filmes, onde contribui na estratégica e criação de campanhas de lançamento, planejamento de distribuição. Colaborou na construção do novo braço social/educacional da Vitrine, o Vitrine Lab, projeto premiado no edital do PROAC, em 2020.

Maiara é formada em Design Gráfico (Méliès Faculdade Criativa) Produção Audiovisual (Etec Jornalista Roberto Marinho) e Pós-graduada em UX Design (Universidade Anhembi Morumbi). Trabalha desde 2013 com comunicação, já passou por agências de publicidade, estúdios de design e veículos de mídia. Na Vitrine Filmes, é responsável por toda direção de arte e execução dos materiais de lançamento dos filmes da distribuidora.

AULA 06 (06/10) - Assessoria de imprensa para o lançamento de filmes

Compartilhar conhecimentos na estratégia de assessoria de imprensa para lançamentos de filmes, assim como desenho de plano de mídia, exclusividade de materiais de campanha, entrevistas, produção de cabines e coletivas de imprensa com os realizadores.

Professora: Cláudia Belém
Cláudia Belém trabalha com assessoria de imprensa para artes e entretenimento desde 2000. Hoje, lidera a Agência de Comunicação Atômica. Responsável pela RP de grandes projetos, instituições e marcas como Walt Disney, Paramount, Museu Nacional de Belas Artes, Orquestra Sinfônica Brasileira, Canal Viva, GNT, HBO, Sony Music, Globo Filmes e Cinemark. Formada em Jornalismo pela UFRJ, mestranda em Engenharia de Produção (Coppe/UFRJ) e pesquisadora associada dos Laboratórios de Tecnologias, Diálogos e Sites (LTDS).

AULA 07 (11/10) - Análise estratégica em mídias digitais e redes sociais

O objetivo da aula é apresentar os conceitos básicos de Marketing Digital e discutir os processos que envolvem a campanha de lançamento de filmes a partir de duas frentes agregadas: Conteúdo e Mídia. Na primeira parte, abordaremos a criação de conteúdo e, na segunda, o planejamento estratégico, cuja função é potencializar a presença das produções audiovisuais nas mídias digitais.

Professores: Heitor Machado e Gabriel Billy
Heitor é Bacharel em Cinema pela UNESA (2011), especialista em Produção Executiva e Gestão de Televisão pela FAAP (2014) e Mestre (2016) e Doutor (2021) em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Além de atuar com ensino, pesquisa e extensão, com diferentes artigos e capítulos de livros publicados sobre narrativas ficcionais seriadas, televisão e mídia-educação, é também analista de estratégia de mídias digitais na Vitrine Filmes.

Natural de Várzea Grande (MT), Gabriel “Billy” é formado em Comunicação Social – Radialismo (UFMT). Criou e gerencia até hoje a Dias de Cinefilia, um portal de conteúdo nas redes sociais que soma mais de 200 mil seguidores entre Facebook, Twitter e Instagram. Atualmente reside e trabalha em São Paulo, como Analista de Marketing Digital na Vitrine Filmes, coordenando ações de marketing de conteúdo e investimento em mídia.

AULA 08 (13/10) - Pós-produção e montagem na distribuição

Conhecer e entender a importância dos processos de pós-produção na distribuição de um filme. Compreender a escolha da abordagem na criação dos conteúdos de uma campanha. Entender o diálogo entre as duas áreas: a técnica (pós-produção) e a criativa (conteúdo e montagem de peças).

Professores: Marina Kosa e Eduardo Vasconcelos
Marina é formada em Cinema pela FAAP e iniciou sua carreira na área de montagem e pós-produção da Gullane Filmes, tendo participado da produção de filmes como “Que Horas Ela Volta” e “Bingo – O Rei das Manhãs”. Em 2017, ingressou na Vitrine Filmes, onde inaugurou o departamento de montagem e pós-produção da distribuidora. Em 2019, fundou a Tanto Produções, empresa especializada na produção de peças promocionais para o lançamento de conteúdos audiovisuais.

Eduardo Pires Vasconcelos é formado em cinema pela FAAP e atua na área de montagem e pós-produção desde 2016. Iniciou sua carreira como assistente de montagem na série “Carcereiros”, uma coprodução Gullane Filmes e Spray Filmes, e exibido na TV Globo. Desde 2019, como colaborador da Tanto Produções, atua como coordenador de pós-produção e montagem na Vitrine Filmes, trabalhando em projetos como “Bacurau”, “A Vida Invisível”, “Pacarrete”, entre outros.

AULA 09 (18/10) - Aspectos contratuais, modelos de negócios e viabilidade econômica na distribuição

A aula deverá introduzir os alunos aos principais aspectos negociais da atividade de distribuição. O objetivo da aula será apresentar conceitos básicos relacionados aos direitos da obra a ser comercializada e ferramentas para a análise e negociação de contratos de distribuição e licenciamento, além de apresentar o fluxo de receitas nas diversas janelas de comercialização e os modelos de negócios visando a viabilidade econômica do projeto e a rentabilidade do lançamento em salas de cinema e nas demais janelas.

Professora: Ana Letícia Leite
Formada em Rádio e TV (ECO/UFRJ) e pós-graduada em Gestão da Indústria Cinematográfica (Universidad Carlos 3 de Madrid), Ana Letícia Leite atua há mais de 10 anos no mercado audiovisual. Passou Rede Record, RioFilme, Diamond Films Espanha, em Madrid, e foi assessora de diretoria na Ancine (2018-2019). Em 2020, após um período como produtora na Rede Globo, assumiu, em setembro, o cargo de Gerente de Negócios na Vitrine Filmes.

AULA 10 (20/10) - Controladoria e prestação de contas no cinema

Esta aula tem o objetivo de apresentar a visão do departamento financeiro dentro da distribuição, partindo de conceitos introdutórios da controladoria à prestação de contas. Neste encontro será ressaltada a importância do pensamento no modelo de negócios do conteúdo audiovisual, trazendo de volta questões abordadas nas aulas de negócios e princípios da cadeia de valor.

Professora: Rafaela Cristina
Profissional atuante no audiovisual há 20 anos, Rafaela tem como principais atividades desempenhadas análises de informações financeiras, administração de fluxo de caixa, gerenciamento de processos contábeis, desenvolvimento de relatórios gerenciais, acompanhamento e execução orçamentária e condução de processos de prestação de contas. O conhecimento de políticas públicas, análises de contratos e documentos financeiros proporcionam que a profissional acompanhe os projetos desde o seu início, passando para administração da sua execução financeira até o encerramento.

AULA 11 (25/10) - Festivais, mostras, laboratórios e mercados de cinema

O objetivo desta aula é apresentar o mapa atual dos festivais, mostras, laboratórios e mercados de cinema no Brasil e ao redor do mundo, destacando suas importâncias para construção da carreira de um profissional, dos filmes e do mercado de cinema como um todo.

Professor: Rafael Sampaio
Rafael Sampaio é diretor do BrLab, produtor e sócio fundador da Klaxon Cultura Audiovisual. Foi programador de cinema em espaços culturais como Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Cinemateca Brasileira e Cine Olido, além de ter produzido e programado inúmeras mostras e festivais. Também atua como coordenador de cursos e plataformas para formação, como os Laboratórios de Desenvolvimento de Projetos do Prodav 04 para a Ancine/FSA, além do BrLab, que criou e dirige desde 2011. Produziu os filmes Sobre Rodas (2017), de Mauro D’Addio, e Diz a Ela que me Viu Chorar (2019), de Maíra Bühler, entre outros.

AULA EXTRA (27/10) - Letramento sobre diversidade (Think Black)

Focado em comunicação e escrita, vamos passar pelos diferentes atravessamentos e pluralidades dos seres humanos em suas diversidades e formas de existir e trocar com o mundo. Como tratar de forma respeitosa, usando terminologias adequadas e entendendo especificidades do que foge da norma.

Professora: Vanessa Franquilino
Jornalista, roteirista, diretora com 16 anos de audiovisual em diversas frentes. Formada em jornalismo pela UERJ e pós-graduanda (MBA) em Gestão de Negócios Criativos. Tem passagens e trabalhos pela Record, Globo, TV Cultura, Multishow, empresas como Intel, Facebook e Amazon Prime. Empreendedora e em constante evolução. Fundadora da Think Black, o primeiro hub de audiovisual e comunicação formado 100% por profissionais negras e negros.